Efraim Diante de Manassés

Meditação do dia: 19/01/2020

 “Assim os abençoou naquele dia, dizendo: Em ti abençoará Israel, dizendo: Deus te faça como a Efraim e como a Manassés. E pôs a Efraim diante de Manassés. (Gn 48.20)

Efraim Diante de Manassés – O Deus imutável, capaz de criar e gerenciar leis imutáveis e inalteráveis de precisão cirúrgica num universo de dimensões imensuráveis, também altera situações e ordens quando precisa sem que isso intervira no girar da roda da vida. Ele presa muito pela hierarquia e mesmo sendo soberano, sabe e respeita a pessoa em autoridade ainda que seja um mero mortal. Mas ao mesmo tempo ele se opõe a qualquer prepotente que se arrogue a ser mais do que é. Antes, ele dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tg 4.6). em toda a Escritura Sagrada, somos instados a reverenciar os mais velhos, valorizar a primogenitura e respeitar as autoridades; mas não é esse o primeiro caso em que Deus preferencia uma pessoa mais jovem em detrimento do mais velho. Claro, que isso não ter nada à ver com salvação e vida eterna que são passos que as pessoas individualmente tem que tomar e são exercícios de fé. Mas na própria família, Jacó, mesmo sendo gêmeo com Esaú, levou vantagem sobre o irmão e a herança paterna em termos de alianças ficou ele. Entre seus filhos, Ruben era o mais velho mas por comportamentos desrespeitosos, perdeu o posto e o entre os doze, o que mais se sobressaiu foi Judá, que era o quarto filho. Mas o status de levar o dobro da herança ficou para José, através das duas tribos de Manassés e Efraim, que estamos vendo agora, que o mais novo também logrou êxito sobre o irmão mais velho. Situações que hoje exigem estudo de casos, e até mesmo dá para tese de mestrado e doutorado, sobre comportamento humano. Mas há coisas complicadas para se tratar, quando se tenta apropriar de verdades espirituais com atitudes emocionais ou intelectuais. E são coisas que teoricamente sabemos que não se misturam. Estou me referindo aqui, à bênção proferida por Israel ao netos. Isso é atividade espiritual de ministração sob autoridade de Deus. Se alguém olhar e tomar o ato espiritual do ponto vista comportamental, psicológico da atualidade, ele vai entender que não há bênção nenhuma, mas apenas uma atitude reprovável de buling e preconceito, rejeição de uma pessoa em detrimento de outra. Cuidado com o ponto de vista de quem lê, escreve, prega, ensina, publica e influencia. Segundo o apóstolo São Paulo “coisas espirituais se comparam com coisas espirituais.” As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais. Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido (1 Co 2.13-15).

Senhor, obrigado por ser Senhor e Soberano sobre tudo e sobre todos. O direito da eleição é teu e o exerces de forma maravilhosa e não afeta o teu amor e nem os teus planos eternos para vida. O que precisamos é de sabedoria espiritual para discernirmos o espirito da Palavra e como foi que aquela verdade foi assimilada e acolhida naqueles corações que eram piedosos diante de ti. Nos curvamos diante de tua majestade e mão poderosa que conduz todas as coisas. Entendemos e aceitamos que do teu jeito é sempre melhor e o Senhor tem razão. Somos servos e podemos nos orgulhar disso, pois servimos a um Deus grande, amoroso e generoso, que tem alianças de bênçãos e que os teus propósitos sempre se cumprem. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s