Meditação do dia: 15/04/2020
“Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência.” (Gn 49.5)
Simeão e Sua Espada – Instrumentos certos nas mãos certas é lindo de se ver! Se tornam verdadeiramente obra de arte. Sempre que vou fazer a cama, ou estender, arrumar, de lugar para lugar o nome muda; eu fico lembrando das camareiras de hotéis fazendo o mesmo serviço; os lençóis se estendem com tamanha facilidade como se fosse mágica; eu, estico aqui, puxo dali, sobra de um lado, falta do outro; o que eles sabem que eu não sei? Prática! Já vi pessoas que limpam peixes nas peixarias, a faca parece que tem vida própria, de dez a quinze segundos por unidade! Levo um tempão e olha lá! Já viu os pizzaiolos? Padeiros? Borracheiros? Chapeiros? Quem nunca viu o trabalho numa granja, não sabe a resistência que ovos tem! Isso são exemplos de perícias profissionais ou até mesmo habilidades manuais que levam aquelas pessoas a se destacarem. Isso pode aparecer em muitas áreas da vida e se bem utilizadas são bênçãos para muitas pessoas. Mas essas mesmas habilidades podem ser manipuladas para o mal e a opressão ou o crime. Uma vez que estamos pensando nisso, cabe uma pergunta: Qual é a sua habilidade de destaque? Estou perguntando, em que você é bom de verdade? Simeão e Levi, ainda bem jovens começaram a mostrarem habilidades com espadas, o que naquele tempo era até uma necessidade. Os homens tinham funções múltiplas dentro de suas famílias, deveriam ser os provedores, sacerdotes, seguranças, guerreiros, treinadores e tinham que lidar com todas as etapas da provisão. No caso de Simeão, que vinha de uma linhagem de pastores, além de cuidar e proteger o rebanho, precisa de perícia em toda linha do ofício, desde cuidados básicos, até veterinária, comércio, abate, preparo, conservação e uma infinidade de aptidões que hoje estão distribuídas em várias profissões. Nos nossos dias todos fazem a mesma pergunta: Por que eu preciso aprender isso? O que vou ganhar com isso? Isso não é da minha área! Simeão fez uso da sua espada pela primeira vez, digamos pra valer, e foi um massacre! Um genocídio brutal. O pai, Jacó ficou horrorizado e arquivou aquilo para o devido tempo, quando daria a bênção paternal e o confirmaria dentro de sua herança na aliança com o Todo-Poderoso. Um dia, uma ação, que marcou o caráter e a personalidade de Simeão e Levi para o tempo e a eternidade. As espadas deles eram instrumentos de violência. Deixe-me compartilhar uma idéia pessoal, coisa de Jason mesmo, sobre armas. Fui criado no interior, na roça e no mato, numa época em que armas eram permitidas e muito utilizadas, para defesa, caça, proteção etc. Meu avô Henrique, do lado materno, era muito bom de tiro. Meu pai atirava e caçava razoavelmente bem. Me lembro de estar com cinco ou seis anos, e sermos atacados na roça por uma enorme cobra, que não desistia; fui correndo em casa, buscar uma espigarda e ele a abateu. Estou com sessenta anos e nunca atirei, nunca tive armas e não gosto; quem tem uma acabe tendo oportunidade de fazer uso e aí pode surgir uma tragédia.
Reconheço que em partes do Brasil a realidade difere de uma para outra. Mas sou pacifista, sou da paz e isso faz parte da minha pessoa e da minha fé. Gostaria de ver esse texto com o contexto do que aparece na Nova Aliança: “Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus” (Ef 6.17). seguindo as instruções do apóstolo São Paulo a seu discípulo Timóteo: “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade” (2 Tm 2.15). Não podemos deixar de fora a citação das mais impactantes de Hebreus: “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12). Para nós que somos obreiros cristãos, ministros da Palavra de Deus, há uma grande responsabilidade no manuseio de um instrumento tão preciso, tão cortante e penetrante. Sempre me mantenho alerta sobre espadas, porque o uso incorreto ou inabilidade no uso pode causar danos no próprio usuário. Alguém com muita perícia, pode levar um inábil a se ferir com a própria espada. Não quero isso para minha vida e meu ministério. Não queira isso para sua vida! Não permita ferir algum com seus instrumentos de trabalho, eles precisam ser bênçãos e produzir vida, saúde e cura!
Senhor, a Palavra, a Tua Palavra é uma espada afiada, confiada a nós, como ministros da Nova Aliança, para edificar o Reino e salvar vidas, curar as nações e promover o crescimento do Corpo de Cristo. Conceda-nos a graça de sermos bênçãos e instrumentos de amor e compaixão das tuas mãos, com habilidade no manuseio da tua Palavra. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason