Simeão e Sua Espada

Meditação do dia: 15/04/2020

 Simeão e Levi são irmãos; as suas espadas são instrumentos de violência.” (Gn 49.5)

Simeão e Sua Espada – Instrumentos certos nas mãos certas é lindo de se ver! Se tornam verdadeiramente obra de arte. Sempre que vou fazer a cama, ou estender, arrumar, de lugar para lugar o nome muda; eu fico lembrando das camareiras de hotéis fazendo o mesmo serviço; os lençóis se estendem com tamanha facilidade como se fosse mágica; eu, estico aqui, puxo dali, sobra de um lado, falta do outro; o que eles sabem que eu não sei? Prática! Já vi pessoas que limpam peixes nas peixarias, a faca parece que tem vida própria, de dez a quinze segundos por unidade! Levo um tempão e olha lá! Já viu os pizzaiolos? Padeiros? Borracheiros? Chapeiros? Quem nunca viu o trabalho numa granja, não sabe a resistência que ovos tem! Isso são exemplos de perícias profissionais ou até mesmo habilidades manuais que levam aquelas pessoas a se destacarem. Isso pode aparecer em muitas áreas da vida e se bem utilizadas são bênçãos para muitas pessoas. Mas essas mesmas habilidades podem ser manipuladas para o mal e a opressão ou o crime. Uma vez que estamos pensando nisso, cabe uma pergunta: Qual é a sua habilidade de destaque? Estou perguntando, em que você é bom de verdade? Simeão e Levi, ainda bem jovens começaram a mostrarem habilidades com espadas, o que naquele tempo era até uma necessidade. Os homens tinham funções múltiplas dentro de suas famílias, deveriam ser os provedores, sacerdotes, seguranças, guerreiros, treinadores e tinham que lidar com todas as etapas da provisão. No caso de Simeão, que vinha de uma linhagem de pastores, além de cuidar e proteger o rebanho, precisa de perícia em toda linha do ofício, desde cuidados básicos, até veterinária, comércio, abate, preparo, conservação e uma infinidade de aptidões que hoje estão distribuídas em várias profissões. Nos nossos dias todos fazem a mesma pergunta: Por que eu preciso aprender isso? O que vou ganhar com isso? Isso não é da minha área! Simeão fez uso da sua espada pela primeira vez, digamos pra valer, e foi um massacre! Um genocídio brutal. O pai, Jacó ficou horrorizado e arquivou aquilo para o devido tempo, quando daria a bênção paternal e o confirmaria dentro de sua herança na aliança com o Todo-Poderoso. Um dia, uma ação, que marcou o caráter e a personalidade de Simeão e Levi para o tempo e a eternidade. As espadas deles eram instrumentos de violência. Deixe-me compartilhar uma idéia pessoal, coisa de Jason mesmo, sobre armas. Fui criado no interior, na roça e no mato, numa época em que armas eram permitidas e muito utilizadas, para defesa, caça, proteção etc. Meu avô Henrique, do lado materno, era muito bom de tiro. Meu pai atirava e caçava razoavelmente bem. Me lembro de estar com cinco ou seis anos, e sermos atacados na roça por uma enorme cobra, que não desistia; fui correndo em casa, buscar uma espigarda e ele a abateu. Estou com sessenta anos e nunca atirei, nunca tive armas e não gosto; quem tem uma acabe tendo oportunidade de fazer uso e aí pode surgir uma tragédia.
Reconheço que em partes do Brasil a realidade difere de uma para outra. Mas sou pacifista, sou da paz e isso faz parte da minha pessoa e da minha fé. Gostaria de ver esse texto com o contexto do que aparece na Nova Aliança: Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Ef 6.17). seguindo as instruções do apóstolo São Paulo a seu discípulo Timóteo: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2 Tm 2.15). Não podemos deixar de fora a citação das mais impactantes de Hebreus: Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hb 4.12). Para nós que somos obreiros cristãos, ministros da Palavra de Deus, há uma grande responsabilidade no manuseio de um instrumento tão preciso, tão cortante e penetrante. Sempre me mantenho alerta sobre espadas, porque o uso incorreto ou inabilidade no uso pode causar danos no próprio usuário. Alguém com muita perícia, pode levar um inábil a se ferir com a própria espada. Não quero isso para minha vida e meu ministério. Não queira isso para sua vida! Não permita ferir algum com seus instrumentos de trabalho, eles precisam ser bênçãos e produzir vida, saúde e cura!

Senhor, a Palavra, a Tua Palavra é uma espada afiada, confiada a nós, como ministros da Nova Aliança, para edificar o Reino e salvar vidas, curar as nações e promover o crescimento do Corpo de Cristo. Conceda-nos a graça de sermos bênçãos e instrumentos de amor e compaixão das tuas mãos, com habilidade no manuseio da tua Palavra. Em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s