Levado ao Egito

Meditação do dia: 24/07/2020

E José foi levado ao Egito, e Potifar, oficial de Faraó, capitão da guarda, homem egípcio, comprou-o da mão dos ismaelitas que o tinham levado lá.(Gn 39.1)

Levado ao Egito – A vantagem de  ser “Todo-Poderoso” é que se é “Todo-Poderoso” e quem tem poder, pode! Melhor ainda do que poder é saber o fazer uso do poder que se tem; e nesse sentido o Senhor Deus simplesmente é bom no que faz. Ele pode e sabe utilizar com justiça, sabedoria e misericórdia todos os seus atributos para o bem dos seus propósitos. Alguém disse sabiamente que “ninguém é mais centrado em Deus, do que Deus mesmo. Fazendo uso termo bíblico, Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome (Sl 23.3). O zelo, o cuidado e as ações de Deus estão em torno da santidade e do poder do seu nome. Cabe a nós, claro, conhecer o caráter que envolve o nome de Deus. Para entender os princípios de Deus, precisamos entender os seus mandamentos. Para entender os seus mandamentos, precisamos entender o seu caráter. Para entender o seu caráter, precisamos conhecê-lo pessoalmente. Isso resume tudo. Para atender os seus propósitos, que tem à ver com a redenção de toda a humanidade; tem à ver com a vinda do Messias e para isso precisava construir uma nação como havia conversado e aliançado com Abraão, Isaque e agora com Jacó; Deus estava movendo as pedras para que cada uma se encaixasse perfeitamente. Vendo a obra toda, faz todo sentido, mas se olharmos do ponto de vista dos indivíduos, Jacó, José, Potifar, Faraó, se torna uma verdadeira colcha de retalhos e misturar todas elas e fazer uma peça só, parece complicado para nós; mas não para Deus, que vai tecendo tudo em perfeita harmonia e com alguns gemidos aqui, uns choros ali, alguém achando que perdeu muito e outros que não tem a menor idéia de que estão participando de uma grande obra. Parece que até hoje as coisas ainda funcionam assim. Os irmãos de José queriam fazer maldades e fizeram construindo um caminho para que José pudesse chegar ao Egito em segurança, assim, já havia uma comitiva de mercadores que sabiam o caminho e tinham como leva-lo em segurança e pagando as passagens e garantido sustento e tudo mais. Para eles, era um bom negócio vender aquele jovem para algum senhor endinheirado e poderoso, que pudesse recompensar o investimento deles; para isso, Potifar já estava agendado para ir ao mercado e encontrar um bom negócio;  seria a melhor possibilidade de hospedar José e dar-lhe a oportunidade de apresentar-lhes os talentos de trabalho e boa administração, além da vida de íntima comunhão com um Deus único e desconhecido para eles. Resumindo: O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam (Sl 18.30). Podemos não entender ou ver coerência em tudo ou nada, mas podemos confiar no Senhor, porque os seus caminhos são perfeitos. Sempre! As muitas idas e vindas que a vida dá e nos faz passar, podem ser vistas como aleatoriedades, ou podem ser as poderosas provisões de Deus cuidado de nossas vidas. Podemos, crer, podemos escolher acreditar que ele  está no trono e governa.

 

Obrigado, Senhor por teu previdente cuidado, amor e proteção. Nada vai fugir do teu olhar de bondade e misericórdia. Confiaremos em ti, em nome de Jesus, amém.

 

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s