Gracioso

Meditação do dia: 30/07/2020

José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.(Gn 39.4)

Gracioso – A graça faz parte dos relacionamentos sociais e familiares e é fator determinante para harmonia e convivência produtiva. Aqui se trará de uma afeição e empatia criada pela pessoa de tal forma que a maquinaria se lubrifica e os desgastes naturais se suavizam. Todo relacionamento humano produz estresse, atrito e desgaste. A convivência entre seres de naturezas e características diferentes produz isso naturalmente. As atividades humanas produzem os tais relacionamentos que por si só, causam esses incômodos; como entre pais e filhos, patrões e empregados, líderes e liderados e assim, onde há gente, há problemas a serem contornados e resolvidos. Mas as pessoas cheias de graça ou graciosas (não confundir com metidas a engraçadinhas), cativam seus pares e para alguns casos é até difícil perder a calma com elas ou agir com dureza e rispidez, pois se torna até constrangedor. José era um servo, um escravo de serviço e tinha o seu lugar no espaço social da casa do seu senhor, mas até melhor do que Potifar, sua esposa e demais servidores, José sabia o seu lugar e sabia se portar, assim, alcançando favor de todos. Os atos e condutas de José, foi retratado anos mais tarde por alguém considerado o homem mais sábio que passou por esse mundo, o rei Salomão. Gosto muito dessa versão que descreve: O que ama a pureza do coração e é grácil no falar terá por amigo o rei (Pv 22.11). Se a gente não conhecesse a história inteira e vendo a premissa de Salomão, certamente diríamos que José se encaminhava para ser alguém muito bem posicionado em seu futuro. Mas como isso se trata de princípios espirituais, eles independem da época ou lugar, cultura ou classes sociais, quem de fato ama a pureza de seu coração e é gracioso no seu modo de falar e agir, se dará bem, em muitos lugares, por que não, em todos. Observemos a nossa própria experiencia, quantas situações difíceis que contornamos maravilhosamente bem, pelo simples modo de falar e expressar com graça! Também quantas situações constrangedoras ou se complicaram por falar um pouquinho de graça no falar? Meditamos na Palavra de Deus para alcançar sabedoria espiritual, aquela que vem lá do alto, divina, que produz mudanças e transformações; ela é cheia de qualidades como bem expressou Tiago: Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia (Tg 3.17). Essa sabedoria que traz bênção e prosperidade, reside nos detalhes. Nas pequenas ações e no modo como lidamos com a vida e suas adversidades. Leia a Bíblia para ser sábio, pratique para ser santo e creia para ser salvo.

Graças te rendemos Senhor, por nos ensinares que nos pequenos detalhes do nosso dia a dia trivial de trabalho e atividades, encontra-se as chaves para a felicidade, a paz interior, a saúde nos relacionamentos, que tornam a vida mais suave e produtiva para te glorificar e abençoar todos que nos cercam. Agradecemos por cada pessoa ao nosso redor, pois nossa qualidade de relacionamentos depende mais da nossa própria atitude do que esperamos delas. Obrigado, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s