Fui Roubado

Meditação do dia: 12/09/2020

Porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e tampouco aqui nada tenho feito para que me pusessem nesta cova.(Gn 40.15)

Fui Roubado – As ciências comportamentais são relativamente jovens, várias delas começaram como um estudo ou pesquisa de alunos de graduações, mestrados, doutorados, bem como trabalhos de professores em seus laboratórios e experimentos e elas foram evoluindo e estão alcançando espaços consideráveis. Não é tão distante quando entra a pesquisa de Richard Thaler, economista norte-americano que recebeu o prêmio Nobel de Economia de 2017. Thaler foi um dos primeiros estudiosos a unir a economia à psicologia. A linha de pesquisa de Thaler, humaniza a economia por suas contribuições à economia comportamental e por seu trabalho pioneiro em estabelecer que as pessoas são previsivelmente irracionais de maneiras que desafiam a teoria econômica. Daniel Kahneman, Ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2002 abriu as portas para as ciências comportamentais se aliarem com a Economia. Estou  fazendo essa introdução, para mostrar que aquilo que experimentamos como pessoas à muitos tempos e gerações, agora são comprovados cientificamente e até se propõe terapias e tratamentos auxiliares para ajuda em certos casos. Esses senhores por exemplo, comprovaram que o ser humano tem uma grande aversão ao risco e às perdas, que produzem muita dor. Um dos exemplos que dão, afirma que a dor de perder cem reais é muito maior do que a alegria de ganhar os mesmos cem reais. Então quando José, lá no antigo Egito diz que foi roubado da sua terra e da casa de seu pai, está afirmando uma verdade emocional muito grande de dor e sentimento de perda. No caso dele ainda tem o componente dos laços familiares que provocaram essa dor e essa perda. Foram seus irmãos de sangue que o traíram e o venderam como se fosse um estranho; pelo simples desejo de evitar uma possível ascensão sobre eles no futuro. No advento da Lei Mosaica, os Dez mandamentos contempla entre outras coisas a preservação de valor na vida humana. Não matarás.
Não adulterarás. Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
(Ex 20.13-17). Todos essas práticas produzem feridas emocionais e sentimentos de perda que são valores sagrados para todos. Jesus nos seus dias, ensinou lições preciosas e profundas, que à medida que os séculos vão passando e a compreensão humana cresce, tiramos melhor proveito ainda de suas Palavras. No célebre ensino sobre ser ele o bom pastor, ele disse: Na verdade, na verdade vos digo que aquele que não entra pela porta no curral das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador (Jo 10.1). de forma simples: Quem não faz as coisas da maneira certa, do jeito certo, é ladrão e salteador. Ladrão apropria do que não é seu; salteador toma e até com violência o que lhe interessa. Todos quantos vieram antes de mim são ladrões e salteadores; mas as ovelhas não os ouviram (Jo 10.8). A quantidade de charlatões tentando se passar pelo Messias, ou oferecendo o que não podem cumprir é imensa e ainda continuam aparecendo, mesmo depois que Cristo já veio e fez seu sacrifício. Mas a afirmação mais contundente foi essa: O ladrão não vem senão a roubar, a matar, e a destruir; eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância (Jo 10.10). A principal e maior tarefa de Satanás é infringir o maior sofrimento possível ao ser humano, por ser ele o objeto do amor de Deus. Tudo o que nos é roubado, nos magoa, fere e pode incapacitar a pessoa para ser amada e também amar. Nosso desafio hoje é sondar nossos corações e mentes e ver se não houve assaltos e roubos em nossas vidas e como isso causou perdas que lamentamos até inconscientemente. Deus é um restaurador por excelência e através de Cristo, por obra e graça do Espírito Santo, você e eu podemos ser contemplados pelo maior e completo seguro contra furtos e roubos da história da humanidade. A redenção em Cristo Jesus. Oremos juntos o Sl 139.23,24:

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s