Sonhos São Interpretáveis

Meditação do dia: 13/10/2020

E Faraó disse a José: Eu tive um sonho, e ninguém há que o interprete; mas de ti ouvi dizer que quando ouves um sonho o interpretas.(Gn 41.15)

Sonhos São Interpretáveis – Na sua adolescência José tivera sonhos que se repetiam em tempos e seguiam um certo padrão temático. Ele era ainda muito jovem e imaturo para interpretar o verdadeiro sentido daquilo que sonhava. Seus irmãos mais velhos, não gostaram dos sonhos de José e nem mesmo seu pai, um homem experiente e que na juventude e na vida adulta lidara com sonhos e fora um instrumento pelo qual Deus lhe comunicara muitas vezes. Mas Jacó também não atentou seriamente para os sonhos de José. Todos tentaram ver literalmente o que José sonhava e assim não conseguiam montar um quadro razoável. Ele vira num de seus sonhos, o sol, a lua e doze estrelas se curvando perante ele; ninguém gostou, e como ele já não tinha mais a mãe, então o sonho não lhes fazia sentido. Em outra vez, durante a colheita do trigo, os feixes de todos o rodeavam e se curvavam perante o feixe dele. Mais problemas à vista. Sua família, tentava entender literalmente e não fazia sentido e também eles não admitiam a possibilidade de um dia virem a se curvar diante dele. Isso acabou mal, José foi sequestrado e vendido como escravo para o Egito e para os seus irmãos estava decretado o fim das temporadas de sonhos e ilusões de José. Há uma música cuja letra diz que “os sonhos de Deus não podem morrer…” Recentemente, quando o copeiro-mor e o Padeiro sonharam na mesma noite e amanheceram transtornados, José, disse a eles que os sonhos são possíveis de interpretar, porque as interpretações são de Deus. “E eles lhe disseram: Tivemos um sonho, e ninguém há que o interprete. E José disse-lhes: Não são de Deus as interpretações? Contai-mo, peço-vos” (Gn 40.8). Entendo que para a fé deve prevalecer na vida de quem queira viver como pessoa de Deus. Assim, como o pregador da cruz precisa ser um crucificado, alguém para ouvir a voz de Deus precisa acreditar que Deus fala. José acreditava que as interpretações eram divinas, é Deus quem dá as revelações aos homens comunicando-lhes a sua vontade, sendo assim, ele também era a fonte das interpretações. Ao crer que Deus fala, é preciso crer que alguém ouve e interpreta. Assim, alguém pode se colocar em disponibilidade para ser o canal por onde a graça irá fluir para abençoar as pessoas. Faraó, tinha ao seu lado muitas pessoas e diversos recursos que sempre lhe valera, mas nessa situação em específico, essas fontes se mostraram ineficazes. Deus queria revelar o seu poder e a sua sabedoria através de José, a quem ele vinha treinando e preparando para um momento especial. Nesse tempo de pandemia e isolamento social, as ciências estão dando o melhor de si, mas ainda tem sido pouco e ineficazes. O que a igreja, como Corpo de Cristo, tem oferecido e como tem utilizado sua capacidade de comunhão e vida espiritual para ajudar? Estou fazendo a pergunta a mim também! Qual  lição já captamos o sentido? Ainda somos o Sal da Terra e a Luz do Mundo! Se você é Igreja, então está comprometido também. As interpretações são de Deus!!

Pai, obrigado por nos privilegiar em vivermos nesse tempo e nessas atuais condições da vida aqui na terra. Em todas as épocas a igreja conseguiu prevalecer e sobrepujar os seus desafios e sair fortalecida. Agora é a nossa vez; esse é o nosso tempo, a nossa oportunidade. Podemos até ser a geração do arrebatamento e dos dias finais da igreja na terra; mas o que realmente importa é que estejamos fieis e comprometidos com a mensagem a ser levada a todos os moradores da terra. Precisamos ser igreja forte, militante e prevalecente, diante de um mundo caótico e confuso. Sempre há um remanescente fiel e trabalhador a serviço da verdade e da justiça. Eis-nos aqui, Pai. Em nome de Jesus, oramos agradecidos, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s