Corações Desfalecidos

Meditação do dia: 26/01/2021

E disse a seus irmãos: Devolveram o meu dinheiro, e ei-lo também aqui no saco. Então lhes desfaleceu o coração, e pasmavam, dizendo um ao outro: Que é isto que Deus nos tem feito?(Gn 42.28)

Corações Desfalecidos Poetas, filósofos, dramaturgos e muito gente boa tem feito asseverações sobre o coração humano e por mais lindas, realistas e profundas que sejam essas produções, ainda não disseram tudo. Por isso mesmo alguém disse que “o coração tem razões que a própria razão desconhece.” Esse alguém foi Blaise Pascal.
A verdade é que o coração é o centro da vida humana, tanto mecânica quanto moral e espiritualmente. O Sábio rei Salomão nos seus provérbios disse: Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida. (Pv 4.23). Alguém maior que Salomão disse outra coisa que precisa ser levado em consideração: “Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem. Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, fornicação, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias (Mt 15.18,19). Um dos irmãos de José teve um choque, daqueles que dizemos popularmente que fico com as pernas bambas, ao encontrar o seu saquitel de dinheiro junto as provisões que comprara na Egito. Ao relatar a seus irmãos, a mesma onda de choque passou a todos; provavelmente uns sentaram-se ali mesmo no chão, outros seguraram-se no que puderam e outros se amparam no irmão mais próximo. Rostos pálidos, semblantes perturbados e meneando as cabeças negativamente, não acreditando, não concordando, não aceitando, mas também não tendo explicação alguma que fizesse sentido. Poucos de nós tem alguma experiencia assim, de perder o fôlego, desnortear de vez e porque não, ir à nocaute mesmo sem levar um soco! Eles tinham um contexto de vida para se preocuparem, pois começaram a perceberem que o passado insólito deles estava rondando-lhes em busca de solução. O pecado cultivado em tempos de bonanças quando tudo vai bem, então tudo é permitido e nada faz mal, até que as medidas transbordam e as consequências aparecem. A revelação bíblica mostra isso na vida de indivíduos, famílias, dinastias, cidades e nações. No livro das Lamentações de Jeremias, a dolorosa poesia onde Jerusalém lamenta sua condição de sofrimento como resultado de suas rebeldias. Olha, Senhor, porque estou angustiada; turbadas estão as minhas entranhas; o meu coração está transtornado dentro de mim, porque gravemente me rebelei; fora me desfilhou a espada, em casa está a morte. Venha toda a sua maldade diante de ti, e faze-lhes como me fizeste a mim por causa de todas as minhas transgressões; porque os meus suspiros são muitos, e o meu coração está desfalecido. (Lm 1.20,22). Para fechar: Você acha que há alguma conexão entre a situação espiritual da sociedade atual e a Pandemia do Corona Vírus?

Senhor meu Deus, nosso Deus e Pai, bendito seja o teu santo nome, de eternidade em eternidade. Te adoramos como o Todo-Poderoso, o Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra. Teus são ó Senhor o reino, o poder e a glória para todo o sempre. Receba o nosso culto, a nossa adoração e o reconhecimento de que além de ti não há outro, nada e ninguém além de ti. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s