Conversa Particular

Meditação do dia: 08/02/2021

E eles disseram: Aquele homem particularmente nos perguntou por nós, e pela nossa parentela, dizendo: Vive ainda vosso pai? Tendes mais um irmão? E respondemos-lhe conforme as mesmas palavras. Podíamos nós saber que diria: Trazei vosso irmão?(Gn 43.7)

Conversa Particular – Quando pensamos em conversa particular pensamos em confidencialidade. Aquilo que for tratado e conversado ali, fica ali, como é o slogan de Las Vegas, a cidade dos cassinos e do pecado na América do Norte: “O que acontece em Las Vegas, fica em Las Vegas!” Mas sabemos que a vida não é feita de slogans e muito menos de segurança absoluta em termos de intimidades. Com o advento das mídias sociais e das comunicações em tempo real, nada mais fica oculto por muito tempo. Até mesmo o tempo em que se apagava rastros e pistas, hoje é bem mais complexo. Os irmãos de José, haviam conversado com José, e parece que além daquelas conversas ríspidas e severas de José, eles tiveram outras conversas mais amenas, provavelmente quando estiveram alguma oportunidade à sós, entre irmãos, embora eles não soubessem, mas José sabia e fez uso disso para obter informações e ao mesmo tempo impressioná-los ou mesmo tirar deles a chance de omitirem novos fatos. Sem saberem eles deram as armas que José precisa para atingir seus fins. Aqui surge uma boa oportunidade de aprendermos lições sobre a importância de andar na verdade e fazer o que certo porque é o certo e é assim que Deus espera de nós. Eles admitiram ao pai que deram as informações corretas, porque já estavam com suspeitas de espionagem e esperavam melhorar a impressão do governador falando a verdade e respondendo corretamente suas indagações, e fora uma conversa particular onde ele se mostrou interessado no histórico deles. O Salmo 37 que trás uma mensagem muito edificante sobre a confiança em Deus, inicia dizendo para não nos indignarmos porque pessoas não tementes a Deus se dão bem e até prosperam na vida. Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura (Sl 37.1,2). Ficar indignado porque está sendo provado e em dificuldade e tirar os olhos de Deus e focar na vida de pessoas que praticam o mal e trazem uma aparência de prosperidade e alegria é um tremendo erro. Sabemos que a vida não pode ser media pelos bens e marcas do que se possui. Todas essas coisas passam e não produzem satisfação verdadeira. Nós, como filhos de Deus, buscamos coisas mais permanentes e com valores para o tempo e a eternidade. Olha a continuidade do texto do Salmo: Confia no Senhor e faze o bem; habitarás na terra, e verdadeiramente serás alimentado. Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele o fará (Sl 37.3-5). Tem um tipo de conversa particular que podemos cultivar sempre e não nos decepcionará nunca: Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e, fechando a tua porta, ora a teu Pai que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente (Mt 6.6).

Senhor nosso Deus e Pai, agradecemos pela oportunidade de entrarmos na sala do trono e ter audiências particulares em todo tempo. Sempre encontramos graça e favor no momento oportuno quando apresentamos a ti as nossas causas em oração. Somos agradecidos pelo ministério do Espírito Santo que vivifica a Palavra do Senhor em nossos corações e nos guia a toda a verdade, pode também nos consolar e confortar diante das lutas e provas da vida. Abençoamos esse nosso dia de trabalho e de oportunidades de servir ao Senhor e fazer alguma diferença ao nosso redor. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s