Onde Chorar

Meditação do dia – 08/03/2021

“E José apressou-se porque se lhe comoveram as entranhas por causa de seu irmão, e procurou onde chorar; e, entrando na sua câmara, chorou ali.” (Gn 43.30)

Onde Chorar – Quando criança ouvi muitas vezes os adultos dizerem que lugar de chorar era ao pé de um cruzeiro; isso era uma resposta às reclamações de alguém onde com nenhuma piedade eles piedosamente apontavam um lugar onde certamente as pessoas encontrariam misericórdia. O choro está associado à tristeza, perdas e sofrimentos, excetuando as lágrimas de alegria e vitórias. Quando pensamos em vida de oração e comunhão com Deus o choro tem um lugar e um valor extraordinário. Não que o nosso chorar ou as nossas lágrimas valem como moeda de troca ou Deus fica sensibilizado por tais manifestações que podem ser meras fachadas emotivas. Deus é fiel e justo e tudo que ele faz tem as marcas de um caráter perfeito. Não são nossos artifícios, mas a fidelidade do Senhor consigo mesmo e com sua palavra que o move à ação em nosso favor. Jesus ensinou muito sobre o valor da privacidade para uma efetiva vida de oração diante do Pai. Ao contrário da religiosidade humana em busca de reconhecimento e glória pessoal, apelando para os méritos e direitos adquiridos pelo esforço e poder da carne. Jesus propõe um sigilo sagrado e anônimo onde o piedoso adorador se aproxima de Deus pela graça através da fé e como não tem muito a oferecer, ele só pode confiar na igreja infinita bondade e misericórdia do seu Deus. Essa pessoa escolhe o recolhimento de seu quarto ou de um lugar onde pode se derramar em adoração, louvor, petições e choro, que pode durar uma noite inteira, mas a alegria virá pela manhã, José procurou onde chorar porque estava no meio de um processo de averiguação que tinha muita importância e o ajudaria a determinar os rumos de tudo aquilo pelo qual Deus o conduzira por todos esses anos e o preparara. Digo isso, porque ele não queria revelar antes da hora aquilo que seria a cartada definitiva na recuperação dos seus irmãos e das possibilidades de fazer prevalecer as alianças patriarcais. Mais tarde, talvez ainda naquele mesmo dia, todos eles choraram em público e alto à ponto de chamar a atenção dos egípcios e até a notícia vazar para o Faraó. Tudo tem o seu tempo e lugar. Até para chorar!

Senhor Deus Todo Poderoso, Senhor dos céus e da terra, das nossas vidas e de tudo mais; Agradecemos pela atenção que dispensa aos teus filhos que procuram te servir e te buscam em orações e louvores. Obrigado por acolher o nosso chorar quando é fruto do quebrantamento e da verdadeira piedade. Abra os nossos corações para vivermos a tua perfeita vontade. Oramos no nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s