José Que Foi Vendido

Meditação do dia: 05/05/2021

“E disse José a seus irmãos: Peço-vos, chegai-vos a mim. E chegaram-se; então disse ele: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. (Gn 45.4)

José Que Foi Vendido – Não podemos mudar o nosso passado, isso é muito claro para todos nós! Mas podemos mudar a nossa atitude para com o nosso passado. Podemos olhar para ele e vê-lo por uma perspectiva de quem venceu, superou e se fortaleceu com tudo o que aconteceu. Não se fazer de vítima e nem permanecer num permanente estado de sofrimento e autopiedade pelo que já ficou no passado. Tolstoi, o famoso escritor russo disse que “Todas as famílias felizes se parecem, mas cada família infeliz é infeliz à sua maneira.” Ele sabia, ainda no século 19, que a infelicidade é multifacetada. As famílias são complexas, permeadas por mazelas e nuances, cada uma à sua maneira. Um empréstimo aqui com os devidos créditos do The One do Felipe Miranda, de ontem. José viveu um trecho de sua vida nas piores condições possíveis a um ser humano. Mesmo para um jovem, com vigor físico e disposição de lutar, tudo lhe era negado e mesmo assim não vemos uma só atitude de desistir, isso não lhe era uma opção. Agora na situação privilegiada que os irmãos o encontraram era apenas uma amostra parcial de sua vida, pois dos vinte e dois anos desde sua escravização, apenas a nove, ele estava em liberdade e servindo como governador do Egito. Quando ele acolheu os irmãos num abraço solidário e cheio de emoções boas, ele lhes disse sem qualquer sentimento de mágoas, vingança ou desejo de revanche: Eu sou José vosso irmão, a quem vendestes para o Egito. Uma coisa não anula a outra, mas também uma não serve de base para a outra. Foi um fato, que ele fora vendido pelos irmãos. Mas ele ainda era José, irmão deles. Poderíamos estar encontrando um José amargurado, ressentido e disposto a chantagear ainda que emocionalmente a todos eles, se passando por “coitado, rejeitado e sem ninguém no mundo!” Ele poderia acusa-los: “Eu tinha uma família! Eu era feliz! Deus tinha planos para nós, mas vocês estragaram tudo! Voces acabaram com a minha vida! Alguém de vocês tem a mínima noção do que eu passei nessa terra?!” Eu amo ver pessoas vencedoras demonstrarem porque são vencedoras. As pessoas podem vencer porque outras desistiram, porque outras se recusaram a lutar! No futebol isso chamado de vencer por W. x O. Quando o adversário nem comparece. O cristão é chamado para um tipo diferente de resultado. Vencemos porque somos vencedores, temos atitudes de quem resiste, enfrenta as adversidades com coragem. No combate da fé, o que Paulo registrou foi o seguinte: “Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, ficar firmes Ef 6.12,13). Depois de fazer tudo, ainda permanecer firmes! Como José! Como Jesus! Como mais que vencedores!

Senhor, obrigado por nos dar um novo coração! Graças ao teu precioso sacrifício, podemos ter uma nova vida, com novos alvos, novos propósitos e deixarmos o passado no lugar dele, o passado. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s