Sobe e desce

Meditação do dia: 17/05/2021

“Apressai-vos, e subi a meu pai, e dizei-lhe: Assim tem dito o teu filho José: Deus me tem posto por senhor em toda a terra do Egito; desce a mim, e não te demores;” (Gn 45.9)

Sobe e Desce – Literalmente José queria que seus irmãos retornassem à Terra de Canaã, e voltassem com seu pai e toda a família. Ele agora ocupava uma importante posição no governo do império egípcio e coordenava o projeto de abastecimento de alimentos para a população durante a grave crise que trouxera fome em todas aquelas terras. Quando completassem os anos de fome, que seriam sete anos, faltava, portanto, cinco anos, ele deveria ser encarregado de um projeto maior de reconstrução do país, pois a população ficara em extrema situação de pobreza, sobrevivendo às expensas do governo de Faraó. Ao subirem, eles seriam portadores de uma mensagem de boas novas para Jacó, em todos os sentidos. Eles estariam levando provisões, haviam aberto as portas para continuarem a comercializar os produtos de que necessitavam, mas levariam a novidade surpreendente de que José estava vivo e era o governador do Egito. Essa notícia, é claro viria acompanhada de explicações que agora eles não teriam como esconder, pois José os confrontara e Benjamim, que até então sabia a mesma versão passada a seu pai. Quando chegassem no Egito, certamente o pai iria se informar com José sobre a verdade oculta por todos esses anos. Essa subida e essa descida, prometia revirar as vidas desses rapazes e leva-los a acertar as coisas. Posso pensar nas muitas oportunidades que a vida me deu de subir e descer, descer e subir. Pode ser que haja situações em que não temos erros graves encobertos ou situações a corrigir, mas uma oportunidade volta a bater em nossa porta, como que dizendo: “Faça bem feito dessa vez! Ou, faça melhor!” Assuntos de família também ficam pendentes por muitos anos e cria-se uma “rebeldia muda” onde ninguém fala nada, não se toca no assunto, mas o problema existe, incomoda e perdura até que alguém toma a iniciativa de mudar a situação. Crises, são oportunidades também. Enquanto ela força uma tomada de decisão de um lado, do outro, ela abre espaço para a criatividade e novas idéias. Tenho falado muito pouco sobre a atual situação da pandemia do Corona Vírus; não porque não seja relevante, ou esteja insensível ao tema, mas porque procuro orientar uma linha de pensamento mais focada no crescimento e desenvolvimento da minha fé e da nossa comunhão com Deus; afinal já circula informações demais pelos meios de comunicação. Há muitos ruídos em meios aos sinais verdadeiros e discernir o agir de Deus e os seus projetos para sua igreja nessa época da história. Como disse outras vezes, esse é o nosso tempo, essa é a nossa vez, e a nossa oportunidade de sermos sal da terra e luz do mundo. Em todas as etapas da história da igreja na terra, ela nunca deixou de cumprir o seu papel e Deus a sustentou poderosamente nos tempos difíceis; não será diferente conosco e com nosso tempo. Vamos focar no melhor de Deus para nós, mas também no melhor do que podemos oferecer e apresentar como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus. Sobe ou desce, o amor e a graça de Deus permanece.

Obrigado Pai de amor! Por tudo o que tens feito e irás fazer, apresentamos nossa gratidão e nossa reconsagração de vidas. Graças te damos por nos permitir sermos participantes do teu trabalho nessa época da história e contribuirmos para que o teu reino seja de fato, conhecido em toda a terra. Em nome de Jesus, oramos agradecidos, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s