A Pergunta de Faraó

Meditação do dia: 30/06/2021

“Então disse Faraó a seus irmãos: Qual é o vosso negócio? E eles disseram a Faraó: Teus servos são pastores de ovelhas, tanto nós como nossos pais.” (Gn 47.3)

A Pergunta de Faraó – “Qual é o vosso negócio?” Ponto para José, que antevera a pergunta que o Faraó certamente faria aos seus irmãos. Por isso mesmo José era um homem de visão. Era aplicado em suas obrigações e responsável por fazer aquilo que se esperava dele. No Novo Testamento Jesus ensinou que um servo deve estar ocupado em fazer aquilo que é sua obrigação, sem pensar que isso é estar indo além do que se espera dele, fazendo tudo certinho, é o mínimo que se deve esperar. “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis, porque fizemos somente o que devíamos fazer” (Lc 17.10). O propósito de nossas vidas é servir E agradar a Deus. Fomos criados para louvor de sua glória! A comunhão e todas as demais bênçãos são privilégios do amor e generosidade do Senhor nosso Deus para conosco. Sendo ele autossuficiente, todo-poderoso e aquele se basta a si mesmo, não precisa de nós, em nada e para nada. “O Deus que fez o mundo e tudo que nele há, sendo Senhor do céu e da terra, não habita em templos feitos por mãos de homens;
Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, e a respiração, e todas as coisas”
(At 17.24,25). Mesmo assim escolheu soberanamente nos amar e nos acolher em sua família e nos tornar coparticipantes de sua graça, realizando uma tarefa aqui na terra sob seus cuidados e com todas as provisões necessárias. Seria um excelente texto, esse nosso de hoje para lidarmos com a boa administração da vida. Nossos princípios nos levam a uma vida de fé e prática da verdadeira mordomia, onde acreditamos que todas as coisas pertencem a Deus e nos foram confiadas para a realização da sua obra e através desse exercício também desenvolvermos todo o nosso potencial com dons, habilidades, gostos e preferencias com os quais fomos presenteados ao nascer e alguns outros após a conversão. O novo nascimento nos faz adentrar a uma vida inteiramente nova e com muitas possibilidades, para as quais precisamos nos preparar com esmero e dedicação. É certo que o Deus Criador, que é senhor de toda ciência, conhecimento e poder, tem prazer em que seus filhos amem o conhecimento, a aprendizagem e o desenvolvimento pessoal. É contraproducente deter todos os recursos e não valorizar a criatividade e o esforço para crescer; isso não combina com o caráter de Deus e as muitas citações que ele deixou registrado nas Escrituras. Há uma sabedoria que deve ser considerada, quando alguém disse que precisamos estar prontos para o lugar para onde iremos e não para onde estamos. Vimos isso na vida de José, pois quando Faraó o chamou do cárcere, ele estava pronto para ser primeiro ministro; quando ele disse a Faraó o que deveria ser feito para cumprir o sonho mostrado por Deus e evitar a catástrofe, ele estava pronto para montar uma operação de administração eficiente para recolher toda a colheita e armazenar para futura distribuição, algo nunca feito antes. Não seria mais Cômodo, provisionar apenas para si ou para a elite governante? Depois poderia ser fatalista e dizer que o que estava acontecendo estava previsto e pronto? Sim, poderia! Mas quando Deus mostra algo antes que aconteça é porque aquilo pode ser revertido pela intercessão, ou administrado pela sabedoria e prevenir-se dos males. Muitas crises pessoais, familiares, eclesiásticas e administrativas em todos os níveis teriam um desfecho melhor se as pessoas de Deus ali colocadas agissem como deveriam e para o qual foram ali colocadas. Afinal, qual é o seu negócio?

Senhor, obrigado pelo dia de hoje e pelos desafios que ele nos trará; queremos buscar sabedoria e graça para sermos bem sucedidos nele, porque este é o dia que o Senhor fez para que nos alegremos nele. Obrigado pelas pessoas levantadas por ti com talentos e habilidades suficientes para serem as respostas em tempos de crises e prover soluções que de outra parte não haveria esperança. Nos consagramos a ti e à tua vontade para sermos bênçãos todos os dias de nossas vidas, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s