Falando de Experiencias

Meditação do dia: 22/07/2021

“E Jacó disse a José: O Deus Todo-Poderoso me apareceu em Luz, na terra de Canaã, e me abençoou.” (Gn 48.3)

Falando de Experiencias – Já registramos inúmeras conversas entre pais e filhos nessas meditações. Todas são em si mesmas muito especiais e quando elas trazem uma mensagem de profundidade nos relacionamentos, é melhor ainda. Temos poucos registros sobre as conversas entre Jacó e José; não que elas tenham sido poucas, mas os registros dos diálogos em si é que são raros, mas profundamente ricos. Encontramos conversas entre eles quando o garoto José teve seus sonhos e todo empolgado contava para o pai e os irmãos. É muito provável que se não fora a hostilidade surgida nesses casos, não teríamos também os registros das intervenções de Jacó, que queria mais a paz e harmonia entre os filhos, do que propriamente a significação dos sonhos do filho. Até mesmo por questão de fé, ele poderia compreender que dentre os seus doze filhos, um se destacaria na liderança e não seria nada ruim se fosse José. Encontramos os dois novamente conversando quando o pai pediu-lhe que fosse ao campo visitar os irmãos e trazer notícias deles e dos rebanhos. É também o registro da última conversa, do último encontro entre eles, até que os sonhos de José se realizaram e à convite desse, Jacó soubesse as primeiras notícias do paradeiro do filho. Desde então, houveram muitos encontros e muitas conversas para matar a saudade, passar a limpo as histórias, confirmar as promessas e tantas outras coisas. Mas essa conversa que estão acontecendo nessa ocasião é muito especial para eles e também para nós, que seguimos os passos deles e vamos aprendendo a nos relacionar com Deus de forma tão íntima e aproximada como eles o fizeram naquela época. O modo como eles, me refiro aqui, a Jacó e a José lidavam com as situações da vida, torna o nosso aprendizado muito especial, porque o forte deles fora exatamente as suas experiencias com Deus, particular e individualmente, cada um deles a seu modo e a seu tempo, conheceram a Deus e experimentaram vidas profundas no relacionamento. Por várias vezes vemos os registros das revelações e manifestações de Deus à Jacó, falando em sonhos especialmente e teve até aquele embate físico com um anjo em Peniel. Quanto a José, não há registro algum sobre alguma revelação divina ou manifestação em que em sonhos Deus lhe aparecera e mostrara algo. Mas o que mais me apaixona e me chama para ver de perto a vida e o relacionamento de José com Deus, é justamente esse fato, de que em nada isso alterou sua vida espiritual ou sua fé. Todos os anos no Egito, sob dura servidão e más condições de vida, ainda assim ele permanecia sereno e disponível em espírito de adoração e reconhecimento. Quando as pessoas estavam em crise e desespero e traziam seus problemas a José, ele tinha uma palavra acolhedora, positiva, cheia de fé e confiança em Deus de tal modo que levava tranquilidade e paz aos corações. Ninguém ao seu redor tinha qualquer dúvida sobre à que divindade José servia e nem de como o seu Deus se importava com as pessoas. Isso é particularmente significativo para mim, porque por muitos anos e muitas vezes eu me via num dilema, sobre experiencias com Deus, pois a cada pastor, missionário, conferencista que ouvia, maior parecia ser a prova de algo poderia estar errado comigo, afinal “todos” tinham revelações, sonhos, palavras específicas, visões e eu até brincava: “Será que estou desviado?” Sei que muitos entre nós, vocês que leem nessas meditações já podem ter passado por isso. Mas olhe a história e a vida de José, isso não diminuiu sua devoção, dedicação e nem a sua consagração. Não deixou isso afetar seu serviço. A maior e mais completa revelação de Deus é Jesus Cristo, e a maior e mais completa testemunha da verdade de Deus é a Bíblia sua Palavra. Se você tem Jesus, acredita na Palavra de Deus e a segue, tudo a mais que vier é lucro, mas o importante e o necessário já temos. Como disse o apóstolo São Paulo: Aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vósesperança da glória (Cl 1.27).

Senhor, graças te rendemos nesse dia, pelo seu imenso amor e bondade para com todos os teus filhos. Somos especiais e de primeira categoria, do início ao fim. Tens um plano perfeito e personalizado para cada um de nós e muito nos alegra servir ao Senhor pela graça de Deus. Nossa fé é fortalecida pela comunhão diária e pela ajuda do Espírito Santo que nos conforta e consola, com base na tua Palavra, que se renova todos os dias. Obrigado, pela bênção de ser chamado filho de Deus e poder andar pela  fé. Agradecemos, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s