Moisés Levou os Ossos de José

Meditação do dia: 09/09/2021

“E Moisés levou consigo os ossos de José, porquanto havia este solenemente ajuramentado os filhos de Israel, dizendo: Certamente Deus vos visitará; fazei, pois, subir daqui os meus ossos convosco.” (Êx 13.19)

Moisés Levou os Ossos de José – O que é melhor que uma promessa? Provavelmente é uma promessa cumprida, realizada. Ler o enunciado desse texto, eleva a nossa alva a um nível de satisfação, só experimentado por quem anseia por intimidade com Deus e sua Palavra. Inicialmente, passa-nos a impressão que se trata de um evento arqueológico, pois alguém resgata ossos e os embala cuidadosamente para uma longa viagem. Mas depois percebemos que é um conjunto de resultados, que por gerações, muitas gerações foram cultivados e esperados ansiosamente, até que chegou o dia, o grande dia. Entre Moisés e José existe um lacuna temporal de quase quatrocentos anos, mas ainda assim, tudo foi trabalhado nos mínimos detalhes para que o patriarca de uma das doze tribos não ficasse fora de sua herança. Vou levantar aqui uma questão, para pensarmos e até mesmo buscarmos as respostas, porque elas não estão às claras nos textos bíblicos: Será que dos doze filhos de Israel, apenas José voltou para Canaã por ocasião do êxodo? Não seria muito curioso, ou até irônico, que o único que foi mandado de Canaã para o Egito, foi o único que voltou para Canaã? Claro que estou fazendo uma ilação, sem nenhuma evidencia, pois assim como José fez questão de registrar sua vontade póstuma, igualmente os demais também poderiam tê-lo feito e cada tribo se encarregaria de zelar e cuidar para que assim se fizesse. Podemos voltar a pensar de forma construtiva, sobre os propósitos de Deus e suas relações com a nossa existência, pois enquanto olhamos linearmente, sobre uma única linha do tempo, onde aparecemos em determinada data desaparecemos posteriormente; Deus cuida de nós e lida como se não houvesse apenas esse ponto de vista. “Ora, Deus não é Deus de mortos, mas de vivos; porque para ele vivem todos” (Lc 20.38). Podemos contemplar planos de Deus para conosco ainda antes de nosso nascimento e também posteriormente à nossa existência física. Ainda que na ótica humana, não saibamos, mas podemos construir para além de nós, uma vez que o princípio da eternidade está presente em nossas vidas como em tudo o que Deus faz. Quando a salvação acontece numa vida, ela recebe a vida eterna, que na verdade é uma obra de restauração completa de algo que foi perdido e agora mediante um preço redentor, foi tornado acessível novamente. “Porque, se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só, Jesus Cristo” (Rm 5.17). por isso temos esperança e confiança em todas as promessas da Palavra de Deus.

Pai, obrigado por ter falado com Abraão, Isaque e Jacó e até hoje as tuas Palavras não a caíram por terra e nem ficaram vazias de significado. Todos que viveram na fé que elas se realizariam, viveram com esperança e contentamento. Somos agora as testemunhas de que tudo se cumpriu e que todas as demais que ainda restam, a seu tempo elas se farão valer. Obrigado por tua fidelidade. Somos agradecidos e vivemos nessa fé e esperança também, em Cristo, por Cristo e para Cristo, para sempre e sempre, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s