Meditação do dia: 14/09/2021
“E livrou-o de todas as suas tribulações, e lhe deu graça e sabedoria ante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador sobre o Egito e toda a sua casa.” (At 7.10)
Deus Dá Graça e Sabedoria – Nosso propósito nunca foi escrever temas doutrinários. Sempre fiz questão de reafirmar que o propósito principal dessas meditações é a busca por alimento saudável na Palavra de Deus, sem viés doutrinário. Primamos por teologia saudável, até porque é ingrediente primordial para uma vida devocional equilibrada e abençoadora. Mas o foco não está em defender teses de doutrinas e ensinamentos, mas buscar de forma contemplativa e reverente, absorver as delícias de um banquete proporcionado pelo Espírito Santo ao investirmos nosso tempo, atenção e intenção na prática da meditação bíblica. A graça de Deus é um tema muito gostoso de se estudar, quer como doutrina ou mesmo como devoção. Ela está presente no toda da vida cristã, à começar pela salvação. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie” (Ef 2.8,9). Outras manifestações da graça de Deus expressa nas Escrituras que muito nos chama a atenção e uma delas foi uma revelação que o Apóstolo São Paulo teve, quando buscava a Deus por livramento de uma ação contra sua vida que muito o incomodava e então o próprio Senhor lhe falou: “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo” (2 Co 12.9). Deus respondeu sua oração, não como ele queria, mas como precisava e foi assim que ele assimilou a vontade de Deus e passou a viver focado em ser um instrumento de poder nas mãos do Senhor, ao invés de livramento pessoal. Outra menção dessa graça maravilhosa é nos Salmos e ela me parece tão profunda, que não acredito que já a tenha entendido numa profundidade madura o suficiente, ainda preciso de graça sobre essa compreensão. “Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam.” (Sl 63.3 ARA). Na versão Corrigida em português, Graça é traduzida por “benignidade.” No nosso texto de hoje, Estevão no seu discurso perante as autoridades religiosas, testemunha que a história do seu povo foi marcada pela operação poderosa de Deus, através de pessoas que se dispuseram a servi-lo, também servindo aos próximo e até às pessoas que lhe tentaram fazer mal. Deus deu graça e sabedoria a José! Não temos nenhuma sombra de dúvidas sobre isso. Um jovem simples e pacato sendo instrumento tão poderoso para provocar mudanças e quebrar paradigmas, com ações de muita sabedoria, fé e ousadia em falar e agir em nome do seu Deus único. Ainda quando iniciante ali no Egito, José fez escolhas de fazer a diferença e se apegar à sua fé, mesmo que tivesse que tomar posição sozinho, ele o fez. José esteve por muitos anos no Egito, mas o Egito nunca esteve dentro de José. Nada daquilo que era contra a sua fé, seus costumes e tradições, ele manteve separado e sem se contaminar. Lembrando que as nossas escolhas revelam o nosso caráter. José foi agraciado, e não havia como ser diferente.
Deus de toda a graça e bondade, agradecemos pelo seu amor demonstrado por nós através de Jesus Cristo, teu amado filho. Ele deixou a sua glória e a eternidade para vir ao nosso mundo e ao nosso sistema corrompido e marcado pelo egoísmo, mas ele nos amou de tal maneira que deu sua vida para nos ter de volta na família de Deus. Agradecemos, por agora podemos alcançar a salvação pela graça, sem nenhuma intervenção nossa na tentativa de pagar por aquilo que não temos recursos. Receba nossas vidas como ofertas de amor e gratidão na condição de filhos amados, adotados legitimamente, pela adoção do Espírito Santo. Para glória de Deus, através de Jesus, amém.
Pr Jason