Deus Dá Graça e Sabedoria

Meditação do dia: 14/09/2021

“E livrou-o de todas as suas tribulações, e lhe deu graça e sabedoria ante Faraó, rei do Egito, que o constituiu governador sobre o Egito e toda a sua casa.” (At 7.10)

Deus Dá Graça e Sabedoria – Nosso propósito nunca foi escrever temas doutrinários. Sempre fiz questão de reafirmar que o propósito principal dessas meditações é a busca por alimento saudável na Palavra de Deus, sem viés doutrinário. Primamos por teologia saudável, até porque é ingrediente primordial para uma vida devocional equilibrada e abençoadora. Mas o foco não está em defender teses de doutrinas e ensinamentos, mas buscar de forma contemplativa e reverente, absorver as delícias de um banquete proporcionado pelo Espírito Santo ao investirmos nosso tempo, atenção e intenção na prática da meditação bíblica. A graça de Deus é um tema muito gostoso de se estudar, quer como doutrina ou mesmo como devoção. Ela está presente no toda da vida cristã, à começar pela salvação. “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie (Ef 2.8,9). Outras manifestações da graça de Deus expressa nas Escrituras que muito nos chama a atenção e uma delas foi uma revelação que o Apóstolo São Paulo teve, quando buscava a Deus por livramento de uma ação contra sua vida que muito o incomodava e então o próprio Senhor lhe falou: “E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo” (2 Co 12.9). Deus respondeu sua oração, não como ele queria, mas como precisava e foi assim que ele assimilou a vontade de Deus e passou a viver focado em ser um instrumento de poder nas mãos do Senhor, ao invés de livramento pessoal. Outra menção dessa graça maravilhosa é nos Salmos e ela me parece tão profunda, que não acredito que já a tenha entendido numa profundidade madura o suficiente, ainda preciso de graça sobre essa compreensão. Porque a tua graça é melhor do que a vida; os meus lábios te louvam. (Sl 63.3 ARA). Na versão Corrigida em português, Graça é traduzida por “benignidade.” No nosso texto de hoje, Estevão no seu discurso perante as autoridades religiosas, testemunha que a história do seu povo foi marcada pela operação poderosa de Deus, através de pessoas que se dispuseram a servi-lo, também servindo aos próximo e até às pessoas que lhe tentaram fazer mal. Deus deu graça e sabedoria a José! Não temos nenhuma sombra de dúvidas sobre isso. Um jovem simples e pacato sendo instrumento tão poderoso para provocar mudanças e quebrar paradigmas, com ações de muita sabedoria, fé e ousadia em falar e agir em nome do seu Deus único. Ainda quando iniciante ali no Egito, José fez escolhas de fazer a diferença e se apegar à sua fé, mesmo que tivesse que tomar posição sozinho, ele o fez. José esteve por muitos anos no Egito, mas o Egito nunca esteve dentro de José. Nada daquilo que era contra a sua fé, seus costumes e tradições, ele manteve separado e sem se contaminar. Lembrando que as nossas escolhas revelam o nosso caráter. José foi agraciado, e não havia como ser diferente.

Deus de toda a graça e bondade, agradecemos pelo seu amor demonstrado por nós através de Jesus Cristo, teu amado filho. Ele deixou a sua glória e a eternidade para vir ao nosso mundo e ao nosso sistema corrompido e marcado pelo egoísmo, mas ele nos amou de tal maneira que deu sua vida para nos ter de volta na família de Deus. Agradecemos, por agora podemos alcançar a salvação pela graça, sem nenhuma intervenção nossa na tentativa de pagar por aquilo que não temos recursos. Receba nossas vidas como ofertas de amor e gratidão na condição de filhos amados, adotados legitimamente, pela adoção do Espírito Santo. Para glória de Deus, através de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s