A Ordem da Princesa

Meditação do dia: 29/10/2021

“Então lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino, e cria-mo; eu te darei teu salário. E a mulher tomou o menino, e criou-o.” (Êx 2.9)

A Ordem da Princesa – Nenhuma ordem e nenhum serviço talvez tenha sido tão bem recebido como esse que recaiu para Joquebede. Podemos olhar e ver a alegria e a satisfação no rosto de uma mãe que via ali a resposta divina de suas preces com maior poder e abrangência do que ela imaginaria. Mas também podemos ver e pensar na responsabilidade da tarefa que de agora em diante não era só dela e de sua família, mas aquele menino lindo, agora tinha mães compartilhadas, uma de fato e uma de direito. Certamente não era um momento apropriado para discutir direitos adquiridos ou o que fazer quando ele crescesse. A primeira missão fora salvar a vida do bebê, e agora era cria-lo para entregar depois. Para qualquer mãe não seria uma tarefa fácil, mas também naquelas circunstancias não seria uma tarefa difícil, já que agora o menino tinha garantias e proteção suficientes para tirá-lo de quaisquer riscos iminentes. Aquele caminho de volta, das margens do rio até em casa, foi cheio de significado para aquela mãe e aquela família. O que antes parecia uma teimosia obstinada de violar a lei vigente e burlar o sistema, só para salvar um menino, agora realmente tinha contornos de mistérios e da operação de Deus envolvido. Todos sabemos que o Deus Criador tem meios suficientes para dar ordens e colocar no coração de qualquer um, as disposições que se fizerem necessárias, sem mesmo violar a liberdade e a capacidade de cada pessoa decidir. Faraó ainda era o mandatário do Egito e se achava o soberano de tudo e de todos; a princesa ainda era a princesa do Egito, como suas mordomias e privilégios e ainda poderia contar com a predileção do coração de seu pai, o rei, para decidir o que ser e o que fazer. Podemos meditar dias e dias na santa Palavra de Deus e fazer ligações de textos e verdades, princípios e valores e ainda que a nossa sabedoria seja aumentada por graça divina, ainda estaremos longe da verdadeira fonte, que Deus o provedor de todos os recursos, como bem escreveu o profeta Daniel na sua oração de adoração e gratidão: “Seja bendito o nome de Deus de eternidade a eternidade, porque dele são a sabedoria e a força; E ele muda os tempos e as estações; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e conhecimento aos entendidos. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz” (Dn 2.20-22). A princesa deu a ordem para a mãe do menino cria-lo, mas ela estava agindo em obediência a alguém muito acima dela. Podemos aprender e guardar em nossos corações, que acima das nossas maiores expectativas, há um Deus grande, soberano e que detém todo o poder e sabe utilizar isso com justiça e equilíbrio para o bem de todos e fazer acontecer aquilo que atende ao propósito maior, que abençoar as pessoas com a salvação e comunhão com ele mesmo.

Senhor, agradecemos o privilégio de sermos teus filhos em Cristo Jesus e fazermos parte de um plano e um projeto muito grande, acima de nós mesmos e nossas vãs pretensões humanas. Precisamos manter os nossos corações abertos e sensíveis ao teu mover para agir em sincronia com a tua perfeita vontade. Te louvamos por tua vontade, boa, agradável e perfeita e sermos participantes de uma vocação celestial, por obra e graça imerecida em todos os tempos. Em Cristo, por Cristo e para Cristo, agora e sempre, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s