Moisés Apscentava

Meditação do dia: 13/12/2021

“E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.” (Êx 3.1)

Moisés Apascentava – Apascentar é um ofício que se aprende e certamente não dá para aprender só na teoria; ele exige relacionamento entre o pastor e o rebanho para gerar confiança e reciprocidade. É verdade que o modo brasileiro de pecuária em quase todas as espécies, é um tanto diferente dos sistemas do oriente e até mesmo da Europa. Aqui, lidamos com climas bem mais favoráveis e abundancia de pastagens e águas, o sistema de propriedades e fazendas cercadas e protegidas, permitem que apenas se solte os animais e os recolham posteriormente para o curral onde passam à noite e em muitos casos, nem isso é necessário. Então toda a nossa vivencia pastoral não pode ter comparação com aquela atividade descrita nos textos bíblicos do passado. Também pela dimensão continental do país, e grande parte da população ser urbana, uma grande maioria nem mesmo conhecem animais ou tem vivencia com tais práticas. Moisés também não tinha nenhuma experiencia nessa área, pois fora criado com a família real egípcia e esses trabalhos não fazem parte da rotina dos nobres. Foi ao chegar em Midiã, agora sem proteção, sem garantias e tendo que recomeçar sua vida, veio-lhe a oportunidade de servir com pastor para o rebanho de seu sogro. Posso imaginar que o aprendizado não foi fácil, mas ele aprendeu e certamente o aprendizado lhe seria muito útil na próxima etapa de sua vida e ministério. Não se iludam com a simplicidade generalizada das ovelhas; elas são essencialmente simples e dóceis, mas podem apresentar comportamentos difíceis e que exigirá muita dedicação e perícia do seu pastor. Assim também são as pessoas em necessidade. Em grupos, umas influenciam as outras e isso produz um comportamento de “manada” – assim que uma lidera uma aventura, o rebanho todo tem a tendência de seguir a líder. Outro detalhe muito relevante na história de Moisés é que ele apascentava um rebanho que não era seu, e nem tinha perspectiva de ter seu próprio rebanho; ele tinha convicção do seu chamado e não seria ali que firmaria raízes. Seu trabalho era um exercício de aprendizado. Deus o estava preparando para um futuro trabalho e aquela etapa era muito necessária. Fica-nos a indagação sobre a consciência que temos do nosso papel e do nosso lugar no projeto de Deus para essa época e se há novas etapas para as quais precisamos estar preparados. Uma chave de sabedoria ensina que precisamos estar preparados para o lugar para onde Deus pretende nos conduzir, pois onde estamos já está consolidado. Então o segrego parece ser, não desanimar e nem se desatualizar.

Obrigado Senhor pelo dia de hoje e pelos desafios que ele trará, para que possamos estar bem ligados aos teus planos e à tua vontade para conosco. Agradecemos o cuidado em nos capacitar para cada uma das etapas que teremos pela frente e assim, somos preparados para sempre sermos vencedores. Te agradecemos por investir em nossas vidas. Oramos com gratidão, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s