Para Onde Levar o Rebanho

Meditação do dia: 14/12/2021

“E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto, e chegou ao monte de Deus, a Horebe.” (Êx 3.1)

Para Onde Levar o Rebanho – Aprendendo com a vida pastoril de diversos personagens da Bíblia, desde Abel, passando por Abraão e seus descendentes, até o Rei Davi e muitos outros depois, temos muitas lições preciosas que podemos aprender em nossa caminhada de fé. As pessoas precisam de cuidados e atenção tanto quanto um rebanho de ovelhas sob os cuidados de um pastor de ovelhas. Em textos sagrados o próprio Senhor Deus utiliza dessa figura para falar de seu relacionamento com os seres humanos. “Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto” (Sl 100.3). Um dos mais preciosos e profundos ensinamentos de Senhor Jesus foi sobre ele ser o bom pastor e nós sermos as suas ovelhas pela qual ele deu a sua vida, descrito no Evangelho de João, no capítulo dez. Ele também se apresentou como sendo o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo (Jo 1.29), numa alusão ao sacrifício expiatório simbolizado desde a instituição da Páscoa hebraica, quando da saída do Egito. Aqui, Moisés está apascentando o rebanho de seu sogro, já em fase final de aprendizagem e preparo para assumir outro rebanho, maior e mais complexo para conduzi-lo até a terra prometida. Os pastores daquela época, como no caso de Moisés, que habitava uma região desértica e com grande escassez de recursos de água e pastagens, se viam na obrigação de percorrerem grandes distancias, correndo enormes riscos em busca de melhores condições para cuidarem de seus rebanhos. Moisés atravessou um deserto para alcançar alguma pastagem e fontes de águas que oferecesse a segurança necessária para o rebanho. Assim foi que ele chegou até Horebe, um monte que se tornou um lugar sagrado para ele e para o povo que ele libertaria do Egito. Acredito que uma boa lição para nós aqui, se trata de ver como o nosso trabalho deve nos conduzir a experiencias e a lugares onde podemos crescer no nosso relacionamento com Deus. Os propósitos eternos de cunho espiritual quase sempre aparecem mesclados nas atividades naturais e do dia a dia; se a pessoa tiver sensibilidade e capacidade de discernir quando uma nova revelação está lhe aparecendo, ele pode decidir qual será o momento certo para permitir que a nova visão encha sua mente e coração e até mesmo, se ela deve tomar um lugar maior na vida e nas prioridades até então. Podemos perceber que nada é para sempre na vida terrena, e as etapas se sucedem; quando uma termina, precisamos estar abertos para receber a próxima e dedicar-lhe o nosso melhor. Depois de quarenta anos no palácio real no Egito, Moisés foi conduzido para uma nova etapa sem luxos, sem proteções e com grandes riscos e muita aprendizagem. Provavelmente ele inicialmente não via nenhuma ligação entre aquilo e a sua vocação, mas os caminhos o levaram a um novo encontro com sua chamada. Para servir a Deus de verdade é preciso pertencer a Deus de verdade e estar comprometido com os valores que Deus considera importantes. O trabalho de Moisés o levou a um encontro especial e novas oportunidades apareciam. Todo pastor de igreja precisa entender que o seu trabalho deve conduzir a ele mesmo e ao seu rebanho a algum lugar onde a presença de Deus fará diferença. Trabalho espiritual é prática e prático, não pode ser teórico e dissociado da vida.

Graças a Deus que nos chama e nos capacita a seu modo e no seu tempo, nos guiando para onde ele próprio e a sua graça irá nos proporcionar grandes experiencias e oportunidades de sermos abençoados e ajudar o rebanho a renovar a sua consagração e aproximar mais ainda de Deus, em Cristo Jesus, em nome de quem oramos agradecidos, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s