Senhores da Terra

Meditação do dia: 03/01/2022

“Portanto desci para livrá-lo da mão dos egípcios, e para fazê-lo subir daquela terra, a uma terra boa e larga, a uma terra que mana leite e mel; ao lugar do cananeu, e do heteu, e do amorreu, e do perizeu, e do heveu, e do jebuseu.” (Êx 3.8)

Senhores da Terra – Lendo alguma coisa nos sites de buscas da Net me deparei com uma pergunta interessante: Por que povos nativos de Canaã seriam desapossados de suas terras para que os hebreus ficassem com elas? Certamente a maioria dos leitores da Bíblia já fizeram a si mesmos essa pergunta e outras mais. Eu diria que não é uma pergunta simplista e muito menos ingênua que não mereça atenção. Fragmentando a história e vendo um pedaço dissociado do contexto geral, iremos perceber muitas distorções e arbitrariedades aparentes. Mas tudo precisa ser visto, estudado e apreciado no conjunto e tendo em mente os propósitos maiores e elevados de quem realmente faz e governa a história. Também precisamos voltar nossa atenção para a mentalidade reinante naqueles tempos, nos tempos que se seguiram e no nosso próprio tempo. Nós, ocidentais, vemos tudo com olhos dos direitos humanos, que nem são tão direitos assim, pois ao invés de trabalhar pela equidade e igualdade, eles privilegiam uns em detrimentos de outros. Observe as mais recentes leis promulgadas nos chamados países livres e democráticos! Voltemos ao tema; a terra de fato pertence a Deus e não aos povos e civilizações. “Também a terra não se venderá em perpetuidade, porque a terra é minha; pois vós sois estrangeiros e peregrinos comigo” (Lv 25.23). “Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios” (Sl 24.1). Quando das promessas aos patriarcas, esses povos já estavam sentenciados à destruição pelas práticas repugnantes diante de Deus, e embora houvesse o testemunho dos patriarcas e posteriormente da nação escolhida, elas nunca abandonaram seus pecados e ainda trabalharam por corromper a Israel com a idolatria e paganismo. “E a quarta geração tornará para cá; porque a medida da injustiça dos amorreus não está ainda cheia” (Gn 15.16). A história humana através das civilizações é escrita paralela à história dos povos e nações e é parte do grande plano de redenção. Quando estudamos a consumação da redenção em Apocalípse, há uma sessão destinada a tudo aquilo que não poderá ser redimido, e tudo o que não pode ser redimido é destruído. A purificação é um aspecto importante do processo de redenção. Os principais elementos de purificação, podem ser representados pela água, pelo fogo e por sangue. Pessoas são purificadas pelo Sangue de Jesus, o Cordeiro de Deus. Objetos físicos e materiais são purificados ou por água ou por fogo. A terra é cedida para uso e desfrute dos povos e nações e suas boas práticas de justiça e verdade fazem com que se perpetuem ou não nos seus territórios. Sodoma, Gomorra, Nínive, Babilônia e outras tantas, foram poupadas, chamadas ao arrependimento e como não corresponderam em definitivo, foram destruídas e levadas ao esquecimento e nunca se levantarão. Israel e Jerusalém já passaram por disciplina e restauração. Procure ver a história do ponto de vista de Deus também.

Senhor, agradecemos pela tua muita bondade para com a pessoas, ainda que elas não entendam ou não queiram abraçar a verdade, ainda assim o Senhor as ama e trabalha para lhes prover o sustento e aponta-lhes o caminho da salvação, que é de fato o que realmente mais importa. Obrigado pelo teu plano de redenção que é grande, completo e abrangente. Agradecemos o teu amor e bondade revelado a nós em Cristo Jesus o teu amado filho e nosso salvador. Em nome dele oramos agradecidos, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s