Meditação do dia: 30/01/2022
“E ouvirão a tua voz; e irás, tu com os anciãos de Israel, ao rei do Egito, e dir-lhe-eis: O Senhor Deus dos hebreus nos encontrou. Agora, pois, deixa-nos ir caminho de três dias para o deserto, para que sacrifiquemos ao Senhor nosso Deus.” (Êx 3.18)
Os Anciãos Ouvirão – No dia de hoje, minha principal idéia ao iniciar a escrita dessa meditação é fazer uma autorreflexão sobre as minhas próprias experiencias com Deus e o ministério, vendo isso por esse ponto de vista do texto bíblico, em que ao ser chamado, Deus mesmo disse a Moisés que os anciãos dos hebreus iriam ouvi-lo. Essa era uma preocupação de Moisés e também foi uma das minhas, quando comecei a servir no ministério pastoral, sendo ainda bem jovem, aos vinte e cinco anos de idade. Vi naquela congregação local, nos arredores da região metropolitana de Belo Horizonte, anciãos de mais oitenta anos, cristãos á muitos anos e que se lembravam dos dias difíceis no estabelecimento de igrejas naquelas regiões. Alguns daqueles primeiros irmãos naquela localidade quando faleceram, não tiveram permissão para serem sepultados no cemitério local, porque eram evangélicos, e a igreja oficial controlava não só os cemitérios como também as autoridades. Quantas vezes após um bate-papo, com alguns deles, eu voltava para casa, me perguntando se eu realmente estava no lugar certo, fazendo o que Deus esperava de mim? Não era questão de convicção, mas de temor, ao ser tratado com respeito por estar como líder e autoridade, e eles se submeterem sem resignação. Aquilo foi muito enriquecedor e me ajudou a delinear a trajetória da minha vida ministerial. Somos tendentes a dizer para Deus, em resposta ao seu chamado, ou a uma instrução, que aquilo não vai funcionar, porque as pessoas…. eu…. nos dias de hoje… como se Deus estivesse desatualizado das coisas. Entender o Senhorio de Deus facilita as coisas. Um Senhor bom, justo e com um caráter perfeito como o nosso Deus tem, deve ser suficiente para sabermos que ele jamais irá nos dar ordens absurdas ou impossíveis de serem executadas, ou dar ordens e missões e não prover o necessário e o suficiente. Deus não nos envia deixando por nosso conta os recursos e capacitações. Creia, amados, Deus é fiel em todos os seus movimentos. Me lembro de um episódio na vida de Corrie Ten Boom, aquela velhinha holandesa, ouviu a instrução de Deus no seu momento devocional para encher uma mala de Bíblia e levar para a União Soviética, nos tempos de maior aperto contra os cristãos. Bíblias eram proibidas e confiscadas nas tentativas de adentrar no país. Sabendo disso, ela pensou, se Deus tá mandando ele sabe o que faz; então comprou a maior mala que conseguiu encontrar e encheu o máximo possível de bíblias e colocou roupas suficientes apenas para uma troca. Partiu e ao desembarcar no aeroporto de Moscou, a fila a imigração era enorme e eles abriam tudo e reviravam tudo de todos os passageiros. Ela vinha arrastando penosamente aquela enorme mala, aos pouquinhos, até que um soldado a viu e ofereceu para ajuda-la com a mala e a passou pela alfândega sem revistar ou examinar nada e a colocou no taxi. As pessoas irão nos ouvir, se estivermos confiantes e fiéis ao que Deus nos ordenou fazer.
Senhor, obrigado por ser tão bondoso e exato nas tuas ordens e instruções. Podemos confiar em ti e certos que fomos chamados para realizar uma missão e que o fracasso não está nos teus planos, pois ninguém pode frustrá-los. Graças te damos por suprir integralmente cada uma das nossas necessidades e também da obra que disponibiliza para realizarmos. Em tudo, seja sempre louvado, honrado e bendito o teu nome santo. Oramos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason