Meditação do dia: 15/02/2022
“Então respondeu Moisés, e disse: Mas eis que não me crerão, nem ouvirão a minha voz, porque dirão: O SENHOR não te apareceu.” (Êx 4.1)
Contestação – As credenciais necessárias para exercer uma função devem ser concedidas por alguém com autoridade suficiente para delegar poderes e responsabilidades. Quando alguém se apresenta em um novo posto, não sendo conhecido ali, precisa apresentar algo que lhe conceda o devido acesso e aos recursos necessários. Moisés fora contestado pelos hebreus à quarenta anos atrás, numa tentativa pessoal de se colocar como alguém que queria ajudar e não deu certo. Ele teve que fugir e exilar-se para sobreviver e quem sabe, da parte dele, não haveria mais planos de lidar com libertação daquele povo. Mas agora ele é chamado diretamente por Deus, para fazer justamente aquilo que ele tentara no passado. É até razoável que ele se lembrasse de que ao se apresentar em nome de Deus, para realizar as profecias de libertação e condução daquele povo para a sua Terra Prometida, o povo poderia lhe contestar e até desmenti-lo sobre a veracidade do chamado ou da comissão divina para realizar essa tarefa. Quero colocar algo aqui que considero muito importante, pois lidamos com verdades bíblicas e espirituais, num ambiente de fé e nem todas as coisas podem ser medidas ou aferidas por critérios humanos. Muito do que sabemos está no campo do sobrenatural ou místico e são experiencias íntimas, individuais e não são táteis. Temos que confiar na palavra das pessoas e nas experiencias delas. Não tenho como dizer que a sua experiencia é verdadeira ou não; a Bíblia recomenda que a palavra do cristão seja sim, sim e não, não. Ao invés de julgar ou promover uma avaliação que não tem como autenticar a chamada ou o ministério de alguém, precisar aferir os frutos e por eles então validamos ou não. Os extremos dessas experiencias podemos notar no exagerado número de novos ministérios cristãos que surgem todos os dias e muitos sem legitimidade bíblica ou um aval saudável de um grupo de cristãos saudáveis. Deus validou o ministério de Moisés com sinais que seriam demonstrados diante de Faraó e que cumpriam uma dupla finalidade, quebrar a resistência de Faraó e fortalecer a fé dos hebreus. Os dons e os ministérios foram dados por Deus para realizar os seus propósitos; ele mesmo distribui como entende e da parte humana, precisamos reconhecer e validar com humildade e no temor do Senhor. “E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo” (Ef 4.11,12).
Senhor, Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, a obra é tua e os obreiros também o são, a capacidade de cada um vem de ti e precisamos de sensibilidade para validar a chamada e o trabalho indicado por ti, para a edificação do Corpo de Cristo. Dependemos de ti para não sermos confundidos e errarmos nas escolhas e em representar a transmissão de autoridade dada para a Igreja compor seu quadro de ministros, pedimos sabedoria em nome de Jesus, amém.
Pr Jason