Falando de Ociosidade

Meditação do dia: 28/04/2022

“E lhes imporeis a conta dos tijolos que fizeram antes; nada diminuireis dela, porque eles estão ociosos; por isso clamam, dizendo: Vamos, sacrifiquemos ao nosso Deus.” (Ex 5.8)

Falando de Ociosidade – Estamos meditando sobre uma pessoa fantástica que exerceu um nível tal de influencia produtiva e abençoadora na vida de seu povo, numa época muito difícil, mas vai muito além disso, toda a humanidade recebeu influencia da vida e do ministério dele. Moisés viveu e trabalhou pelo povo de Deus e no devido tempo ali estava ele,  disponível a Deus e ao seus patrícios. Hoje, vamos pegar uma carona no tema da crítica feita pelo Faraó, que o povo estava ocioso e por isso estavam querendo sair e ir para o deserto servir ao seu Deus. Ociosidade tem uma conotação um tanto quanto negativa, especialmente aqui no Brasil, tento quase que uma acepção de preguiça, inércia ou falta de coragem de trabalhar. Não vou tentar convencer ninguém de que isso não é verdade, ou que na verdade significa outra coisa. Quero apenas trabalhar um tema interessante, que em outros tempos e em determinados seguimentos ele era bem aceito e valorizado. Artistas e alguns profissionais, até pensadores e estudiosos, consideravam e chamavam de “ócio criativo;” se referiam a dedicar um tempo a não fazer nada, e deixar a capacidade criativa agir de modo que a pessoa tivesse momentos de alta criatividade e assim poder expressar através de suas artes, escritos, criações e invenções. Líderes entendiam que momentos assim lhes permitiam terem boas idéias administrativas de forma que pudessem realizarem grandes coisas. Podemos perceber em nossa vida prática que estando sob intensa pressão, dificilmente conseguimos criar bem e em boa quantidade. Na minha área de trabalho, como pastor de igreja local, preciso falar pelo menos duas ou três vezes por semana e por mais que tenhamos certo nível de preparo acadêmico e cultural, no final das contas não somos máquinas de produzir sermões ou pregações. Mesmo sabendo o tema e muitos textos bíblicos que se referem diretamente ao assunto, ainda precisamos receber a mensagem, que só Deus, através do Espírito Santo trazer a inspiração para nossos corações e mentes. Quando estamos sob pressão de tempo, ou outras circunstancias, fica mais difícil ouvir e captar uma instrução espiritual; então para tudo, ir para um lugar tranquilo e se desconectar do mundo ao redor, conseguimos melhores resultados. Há pessoas, que escolhem fazer outra atividade completamente diferente, onde não exige o mesmo tipo de foco, lhes permite ter boas idéias. Sou à favor da ociosidade criativa, com responsabilidade. Veja qual é a sua maneira de buscar inspiração e ter criatividade e aprenda a tirar proveito disso.

Senhor, te agradecemos pela pessoa do Espírito Santo que habita em nós e nos guia a uma vida de saúde, paz e criatividade abençoadora. Queremos agradecer de todo o nosso coração, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s