Antes, Ontem e Hoje

Meditação do dia: 03/05/2022

“E foram açoitados os oficiais dos filhos de Israel, que os exatores de Faraó tinham posto sobre eles, dizendo estes: Por que não acabastes vossa tarefa, fazendo tijolos como antes, assim também ontem e hoje?” (Ex 5.14)

Antes, Ontem e Hoje “Ainda não sou o que serei, mas graças a Deus que não sou o que já fui!” O passado não pode ser modificado, mas o presente podemos trabalhar nele para melhorar o nosso desempenho; já o futuro está à frente, continua sendo mistério, opaco, imprevisível e insiste em continuar no futuro. Mesmo sabendo que a vida não é linear e previsível, algumas coisas podemos ter como certas, devido ao comportamento diante das variáveis que se apresentam. Um bom exemplo disso encontramos nos textos de Provérbios de Salomão: “O que trabalha com mão displicente empobrece, mas a mão dos diligentes enriquece. O que ajunta no verão é filho ajuizado, mas o que dorme na sega é filho que envergonha (Pv 10.4,5). Neste trecho de dois versículos ele apresenta um contraste que é totalmente previsível – o displicente no seu trabalho empobrecerá certamente. A operosidade dos diligentes produzem riquezas. A pessoa previdente se mostra ajuizada enquanto quem se dá ao sono em época de estar ocupado com a colheita, passará vergonha. Isso demonstra que ainda que não temos tudo sob controle absoluto, mas se pode trabalhar para minimizar os riscos e os prejuízos. Quando olhamos para a situação dos hebreus no antigo Egito, aspirando liberdade e saírem para iniciar sua nação, eles estavam sob forte pressão de muitos lados, pois o Faraó tinha planos e intenções para eles e isso definitivamente não era bom para eles. A condição de vida à que estavam acostumados, ou pelo menos vieram experimentando ao longo de muitos anos não lhes dera nenhum vislumbre de melhoras. Eles mesmos, ainda que herdeiros de grandes promessas de Deus, estavam com uma vida espiritual muito abaixo do esperado, até por eles mesmos. Agora que abriram negociações de libertação, as coisas pareciam não lhes favorecerem. O peso do trabalho fora agravado, os resultados eram requeridos da mesma forma de antes e agora aparece um elemento novo para agravar os ânimos, devido a nova ordem, vieram também os castigos físicos sobre os líderes de trabalhos. A pergunta dos exatores era mera retórica, porque eles sabiam as razões e estavam conscientes de que jamais seria possível realizar o mesmo trabalho, com a mesma produtividade, sem os materiais adequados em qualidade e quantidade necessários. É absurdo exigir algo impossível de ser realizado. É apenas pretexto para infligir mais sofrimento e com isso mexer com a moral das pessoas. Como cristão e como ministro do Evangelho eu posso afirmar e o afirmo com muita paz interior, hoje e em qualquer tempo, que Deus, o Senhor a quem servimos, jamais pede ou ordena à qualquer pessoa que faça alguma coisa impossível de ser realizada. Deus nunca dá ordens absurdas. “Jesus Cristo é o mesmo, ontem, e hoje, e eternamente” (Hb 13.8). Era impossível os homens salvarem-se a si mesmos ou se colocarem nessa condição, então Deus enviou seu filho, para morrer naquela cruz e realizar a tarefa maior e mais importante de todas e assim dar acesso à salvação a todos. Antes, estávamos perdidos, por causa da nossa condição diante da justiça de Deus. “Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos)” (Ef 2.4,5). Ontem, quando Cristo entrou em nossa vida, fomos selados com o Espírito Santo como uma garantia eterna. “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa” (Ef 1.13). Hoje, vivemos a graça do amor e da justificação que abraçamos pela fé em Cristo Jesus. “Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito” (Rm 8.1). Aquilo que literalmente estava sendo construído na vida dos antigos hebreus, já aconteceu espiritualmente contigo e comigo. Deus fez o nosso impossível, antes, ontem e hoje.

Deus Pai, Todo-Poderoso, te agradecemos por tão grande salvação e libertação operado em nós e agora através de nós, estendes o convite para todos em todo lugar que queiram abraçar a fé e a salvação em Cristo, oferecida gratuitamente em amor. Obrigado por isso, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s