Deus De Abraão, Isaque e Jacó

Meditação do dia: 14/05/2022

“E eu apareci a Abraão, a Isaque, e a Jacó, como o Deus Todo-Poderoso; mas pelo meu nome, o Senhor, não lhes fui perfeitamente conhecido.” (Ex 6.2)

Deus De Abraão, Isaque e Jacó – Tempos atrás me ocorreu que criei uma linha de pensamento sequencial da história bíblica, uma espécie de imagem mental como se fosse um caminho ou uma rota de como os acontecimentos aconteceram desde o Éden até o final de Apocalipse. Claro, mesmo na minha imaginação, uma parte disse ainda está no futuro, mas o meu mapa existe. Mas o que de fato me surpreendeu foi ter notado que naquele lapso temporal entre a Torre de Babel e a chamada de Abraão, embora sejam não muitos anos, mas passa a impressão que o conhecimento humano a respeito de Deus, simplesmente desapareceu. Quando o Senhor se revela e fala com Abrão para deixar a cidade de Ur dos Caldeus, parece que estamos vendo surgir uma nova revelação divina, a uma humanidade insana, pagã, idólatra e já cheia de deuses sendo cultuados. É como se Abrão experimentasse alguma coisa inédita no mundo. Me perdoem divagar sobre isso, mas me ocorreu que se isso se passou comigo, poderia ter outras pessoas que também pensam ou criam imagens históricas, que no fundo não são coerentes com a verdade da revelação divina. Deus nunca se ausentou da sua criação, nunca ficou sem testemunho na terra e nem ficará. Sempre houve esforços para varreu a idéia de um Deus pessoal e presente na vida humana, mas nunca prevaleceu e nem prevalecerá. O que temos para hoje é o fato de Deus contar de viva voz para Moisés, que ele tomou a iniciativa de se revelar a Abraão, Isaque e Jacó. Isso é coerente com todo ensino bíblico: “E de um só sangue fez toda a geração dos homens, para habitar sobre toda a face da terra, determinando os tempos já dantes ordenados, e os limites da sua habitação;
Para que buscassem ao Senhor, se porventura, tateando, o pudessem achar; ainda que não está longe de cada um de nós”
(At 17.26,27). O que temos de Abraão para cá, é o refinamento da revelação redentora, tomando corpo na formação de um povo especial para gerar um homem especial para ser o redentor de todos. Isso é, Deus tomou um homem (Abraão), fez dele uma família (Jacó), fez dela uma nação (Israel); tomou uma família (Davi) e dela tomou um homem (Jesus). Para Moisés, algumas coisas estavam no passado, ele trabalhava no presente para construir o futuro e para nós, a grande parte já está no passado e esperamos um futuro glorioso, onde Cristo, que já consumou a obra da redenção, se manifestará em glória para concluir as últimas etapas do programa de Deus. Estamos trabalhando nisso e para isso. Podemos contar contigo?

Senhor, obrigado por tão grande salvação! Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s