Quando Será?

Meditação do dia: 06/07/2022

“E disse Moisés a Faraó: Digna-te dizer-me quando é que hei de rogar por ti, e pelos teus servos, e por teu povo, para tirar as rãs de ti, e das tuas casas, e fiquem somente no rio?” (Ex 8.9)

Quando Será? – Ao olhar o texto para hoje, me veio mais de uma opção de tema ou quem sabe, apenas títulos que norteariam a escrita. Mas optei por uma pergunta: “Quando será?” a linha de pensamento que vou seguir, trata da oportunidade que Deus ofereceu a Faraó através de Moisés e Arão. Isso, assim mesmo, sempre colocado à disposição das pessoas, para que façam suas escolhas, quando Deus lhes dá a graça e a permissão de escolhas. No caso de Faraó, o seu país estava infestado de rãs, como praga abominável sobre eles por terem endurecido os corações e rejeitado a ordem de liberar o povo para saírem e servirem ao seu Deus. Quando ele se deu por convencido, veio pedir ajuda a Moisés e Arão, para que rogassem a Deus que o livrasse daquela praga. Quando é que você quer se ver livre disso? Perguntou Moisés. Não nos parece um pouco estranho alguém estar sob ataque de algo terrível e ser perguntado sobre quando ele quer se ver livre daquilo e ele não diga: “Agora!” – “Já!” – modernamente, diríamos: “É prá ontem!” Mas diferentemente do que pensamos, Faraó, disse que poderia ser para “amanhã!” Já escrevi em outros textos, que as nossas escolhas revelam o nosso caráter; revelam nossas prioridades e nas palavras de Jesus, o conteúdo do coração é que determina o que profere a boca da pessoa. Certa vez Jesus perguntou a um homem cego que vinha gritando por ajuda, apenas dizendo: “Filho de Davi, tem misericórdia de mim…” o que será de fato que aquele homem queria? Em nossa mentalidade natural, poderíamos dizer que qualquer pessoa cega, tendo a oportunidade de receber um milagre de Jesus, certamente pediria para recuperar a visão. Será? Naquele caso foi. “E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho (Mc 10.51,52). Faraó estava acossado por rãs; aquele cego estava com dificuldades na vida devido a sua condição de cegueira; e você? E eu? As pessoas ao nosso redor? Ou pensando em nossa comunidade de fé: Qual a grande necessidade ou o desafio que sua igreja enfrenta hoje? Faraó enfrentava uma calamidade gigantesca, que afetou todos os setores da vida de todos, ricos e pobres, urbanos e interioranos, nobres e plebeus, escravos e senhores… estamos ainda enfrentando uma epidemia de proporções mundiais, a contaminação com o vírus da Covid 19 afetou a tudo e a todos. Como você e sua família estão sendo afetados? Como sua cidade, sua igreja? Como oramos a Deus, pedindo ajuda e discernimento para lidarmos em fé com tudo isso? Pra quando?

Senhor, te reconhecemos como o Todo-Poderoso, o Criador e o Sustentador de todas as coisas; isso inclui as nossas vidas e de todos ao nosso redor. Nos submetemos em fé, sabendo que o teu amor e a tua bondade supera todas as coisas. Nada está fora do teu alcance. Como povo de Deus, queremos exercer a nossa posição de autoridade e abençoar as vidas a nosso redor. Queremos ser igreja viva, ativa, relevante para uma época como essa. Conceda-nos a sabedoria e a ousadia de que precisamos para ser sal e luz, oramos sem nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s