A Praga de Piolhos

Meditação do dia: 10/07/2022

“E fizeram assim; e Arão estendeu a sua mão com a sua vara, e feriu o pó da terra, e havia muitos piolhos nos homens e no gado; todo o pó da terra se tornou em piolhos em toda a terra do Egito.” (Ex 8.17)

Uma Praga de Piolhos – Ao meditar nessas passagens que tratam das pragas que sobrevieram aos egípcios, podemos abordar de diversos ângulos e em todos eles podemos aprender. O aprendizado nem sempre é novo ou inovador, apresentando uma revelação de uma verdade ou princípio espiritual que até então nos era desconhecido. A simplicidade pode ser a maior sofisticação! Podemos aprender boas lições de forma simples e nada chamativa. Para começar, praga nenhuma é boa, senão não seria praga. Também, elas produzem sofrimentos e causam incômodos, alcançando pessoas boas e em meio as que merecem serem punidas e isso não é agradável ao nosso senso de justiça, mas elas precisam acontecer, caso contrário o Senhor não teria feito uso delas para ensinar o que ele entendia ser necessário aos egípcios naquelas circunstancias. Piolhos incomodam muito, mesmo sendo apenas uma infestação natural ou pelo desequilíbrio ambiental, que lhe favoreça a proliferação. Aquela praga no Egito era algo mandando por Deus com propósitos disciplinares. Alcançaram a população humana e também os rebanhos, provocando incômodos e outros transtornos. Nos nossos dias, não há evidencias de pragas na terra, causadas por ordem divina, para produzir algum resultado em determinado grupo de pessoas ou nações. Temos sim, pragas, moléstias, infestações de doenças, vírus e outros eventos, mais relacionados ao descuido ambiental, sanitário ou políticas inadequadas e ineficientes para combater. Uma das piores pragas sem dúvida é a corrupção humana, na administração das situações, para vantagem própria, financeira, prestígio ou poder, em detrimento do bem-estar das vidas humanas. Estamos caminhando para o terceiro ano da pandemia do Corona Vírus, ou Covid-19, que tomou proporções globais em curtíssimo prazo e as suas muitas mutações tem dificultado o combate. Como povo de Deus, estamos sujeitos a sermos infectados e fomos; muitos amados em Cristo perderam suas vidas e ainda perderemos mais. Em situações como esta, podemos servir em nossas comunidades, cooperando com as autoridades, ajudando internamente em nossas igrejas, provendo meios e recursos dentro da possibilidade de cada comunidade local. Também pode oferecer apoio e conforto espiritual as vítimas e aos familiares, para que se sintam abraçadas e acolhidas por Deus. Nosso papel de sal e luz é muito relevante em tempos difíceis. Estimulamos aos irmãos a não deixarem de servir e ajudar. Quando alguém parte para a eternidade sem ter conhecido o amor de Deus e a salvação em Cristo é muito triste; mas podemos apoiar e confortar as famílias e entes queridos deles e abrir a porta para a evangelização. Não perca oportunidade! Seja uma benção nesse tempo difícil.

Obrigado Pai amado, por cuidar de nós e dos nossos e também nos dar graça e capacidade de amar as pessoas e servir de elo para que conheçam a tua graça salvadora. Oramos por sabedoria e discernimento para sermos úteis e fonte de bênçãos e conforto aos que necessitam. Oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s