A Oração e a Intercessão de Moisés

Meditação do dia: 28/07/2022

“E Moisés disse: Eis que saio de ti, e orarei ao Senhor, que estes enxames de moscas se retirem amanhã de Faraó, dos seus servos, e do seu povo; somente que Faraó não mais me engane, não deixando ir a este povo para sacrificar ao Senhor.” (Ex 8.29)

A Oração e a Intercessão de Moisés – Estamos meditando na Palavra de Deus, utilizando a história de Moisés e o Êxodo israelita como pano de fundo para nossa edificação. As lições ali vividas pelos homens de Deus, tanto os líderes Moisés e Arão, como o povo em si e até mesmo Faraó e seus agentes, são fontes de abundantes provisões de como se pode aprender e crescer no relacionamento com Deus. A sabedoria nos ensina que o pior que alguém pode cometer é aquele do qual ela nada aprende. Sabemos que a vida é muito curta para aprendermos tudo o que podemos só por experiencia própria na base da tentativa e erro; precisamos otimizar aprendendo também com os erros e acertos dos outros. Uma vez que o ser humano pode armazenar aprendizado e transferi-lo para as próximas gerações, então fazer bom uso disso é estar progredindo e se aperfeiçoando. Muitas das nossas meditações, acabam focando na vida ministerial, como se visasse os pastores e líderes cristãos, mas na verdade, estamos pensando em que cada um de nós, que já conhecemos a Deus e estamos comprometidos com a fé, podemos nos engajar no trabalho do Senhor, testemunhando das bênçãos e da graça de Deus  disponível a todo ser humano em Cristo Jesus, através do seu sacrifício lá na cruz. Hoje, estou inclinado a foca na proposta que Moisés fez de orar e interceder junto a Deus em favor  de Faraó e do seu povo, para as moscas fossem eliminadas e assim cessasse a praga que os  atormentava. Me chamou a atenção, o fato de Moisés ter sido chamado por Faraó, que se mostrou aparentemente quebrantado e até disposto a permitir que o povo saísse. Mas o foco está na atitude de Moisés, ao dizer ao rei que iria sair da sua presença e iria para a presença de Deus orar e pedir que Ele operasse o livramento. Sair da presença humana, de uma autoridade que está exercendo um poder opressor e comandando por espíritos malignos, se opondo à obra de Deus para então ir buscar a face do Deus verdadeiro e quem de fato tem poder de mudar as coisas. Moisés não estava buscando glória para si, e nem demonstrar que poderia exercer o poder de Deus e ganhar pontos com o Faraó. Nem tão pouco ele agiu por conta própria, ordenando por si mesmo o cessar da praga. Alguém, até eu mesmo poderia pensar que Já havia recebido poder e autoridade de Deus para representa-lo e como tal poderia dar uma ordem em nome do Senhor Deus e tudo estaria certo. Pode ser que sim! Mas Moisés primou pela dependência de estar na presença do seu Deus e face a face, interceder e receber instrução. Quando pensamos que já sabemos tudo e podemos agir por conta própria, podemos estar indo na direção errada e perdermos a oportunidade de aprender mais estando na presença do Senhor. Não abramos mão disso, por nada!

Pai, obrigado pelo privilégio de poder entrar em tua santa presença e orar, adorar, pedir, interceder e ministrar diante de ti em favor dos homens e muitos deles estão de fato sedentos e famintos do amor e da graça salvadora que há em Cristo Jesus. Outros ainda estão presos e iludidos com as luzes desse mundo e sob forte influencia do mal, mas oramos por eles para salvação, cura, libertação e vitória. Estamos desejosos de receber orientação sobre como proceder em cada caso, pois as pessoas são únicas e só o Senhor conhece os corações e as suas intenções. Obrigado por nos chamar a participarmos dessa santa vocação, de compartilhar as boas novas do Reino de Deus; em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s