Meditação do dia: 12/09/2022
“Então o Senhor trouxe um vento ocidental fortíssimo, o qual levantou os gafanhotos e os lançou no Mar Vermelho; não ficou um só gafanhoto em todos os termos do Egito.” (Ex 10.19)
Vento Oriental Forte – Qual é a fronteira entre o natural e o sobrenatural? Quando um evento provocado pela natureza deixa de ser um fenômeno e passa a ser um milagre? Será a quantidade? A intensidade? A forma como acontece? A finalidade que atinge? São muitas perguntas e muitas variáveis para se considerar. Examinando um fenômeno como essa praga de gafanhoto do ponto de vista estritamente natural ou científico, iremos chegar a um ponto sem explicação plausível. Para se formar uma nuvem de insetos é preciso que haja uma grande quantidade de ovos colocados em incubação, na terra e com determinado clima e alguns outros fatores, eles eclodem e saem famintos por crescimento e reprodução de novos ciclos. Vimos isso recentemente na Argentina, próximo à fronteira com o Brasil, nos estados do Paraná e Rio Grande do Sul. Mas aqui no Egito, conforme os relatos sagrados, não houve um período de incubação e ou coisa parecida. Deus disse a Moisés e Arão que falasse a Faraó para que liberasse o povo de Deus para Saírem para o ser vir, caso contrário, viria uma praga gafanhotos sem precedentes. Foi exatamente o que aconteceu. “Então estendeu Moisés sua vara sobre a terra do Egito, e o Senhor trouxe sobre a terra um vento oriental todo aquele dia e toda aquela noite; e aconteceu que pela manhã o vento oriental trouxe os gafanhotos” (Ex 10.13). Um vento oriental que durou o dia e a noite trouxeram os gafanhotos sobre toda a terra do Egito. Agora outro vento oriental mais forte varreu todos os gafanhotos para o Mar Vermelho. Independente das evidencias científicas, o fato é que eles chegaram no tempo determinado e foram exterminados no tempo que Deus também determinou. Não havia nenhum e se tornaram tantos e depois não sobrou nenhum, todos foram exterminados. Outros elementos foram trabalhados por Deus para produzir a sua vontade. Tudo o que existe e toda a natureza está disponível para obedecer as ordens e instruções de Deus, o Criador. “Fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra” (Sl 148.8). Se você ou eu, precisarmos de um milagre, Deus produz isso com a maior naturalidade, pois as pessoas são o que de fato importa para ele. Deus ama pessoas, Jesus morreu por pessoas e voltará por causa de pessoas.
Pai, obrigado pelos milagres, sinais e prodígios realizados em favor dos teus propósitos eternos de alcançar pessoas com o teu grande amor. Agradecemos pela ajuda nos momentos difíceis, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason