Trevas Que Se Apalpem

Meditação do dia: 13/09/2022

“Então disse o Senhor a Moisés: Estende a tua mão para o céu, e virão trevas sobre a terra do Egito, trevas que se apalpem.” (Ex 10.21)

Trevas Que Se Apalpem – Uma nova rodada de pragas vai ter início, porque Faraó insiste em não permitir que o povo vá cultuar a seu Deus no deserto. Desta vez será uma escuridão, trevas tão densas que até parece palpável. Para constar, não conheço por experiencia tal tipo de escuridão e não sei como isso seria. Começamos nossa leitura da Palavra de Deus na narrativa da criação, quando no começo Deus criou os céus e a terra e logo em seguida diz que a terra era sem forma e vazia e as trevas cobriam a face do abismo… então o Espírito de Deus começou a se mover e a produzir vida, luz, ordem e dar forma a tudo o que conhecemos. Como um servo e filho de Deus, a minha teologia não me permite dizer que a luz foi criada por Deus e a escuridão não foi. Nem vou entrar nesse caminho de discussão, mas ao meditar na criação e em como ela se deu e como as coisas funcionam até hoje, acredito que Deus fez tudo perfeito e cada coisa com o seu devido propósito. Assim, as trevas, a parte escura, faz parte de uma etapa necessária a vida e a ordem na criação. Assim como a luz do dia é necessária e útil para a vida humana e da natureza, também a noite e a escuridão tem sua função e uma parte completa a outra. Escuridão não é maldição. Todas as pragas que vimos acontecer aqui no Egito, causadas pela dureza do coração de Faraó, elas continham elementos da natureza e que cumprem funções na natureza, mas se acontece um desequilíbrio e surge alteração sensível desses elementos, então isso é anormal e prejudicial. Estamos bem mais conscientes na atualidade sobre os fenômenos da natureza e já temos mapeados praticamente tudo em suas devidas proporções para que a vida e a natureza permaneçam em equilíbrio. Qualquer ameaça a isso, faz soar um alerta e medidas precisam ser tomadas. No presente estamos lidando com os gases do efeito estufa, que provocam sérios danos na atmosfera e consequentemente a toda a terra e à vida nela. Um desses efeitos é o aquecimento global, que mesmo já estando em níveis alarmantes, ainda não sensibilizou muita gente que acha que é apenas um exagero de ambientalistas. Tudo na criação foi feito perfeitamente equilibrado e o exercício da má administração, causa desequilíbrio e é como uma malha de rede, ao romper um fio numa extremidade, vai afetando outros lados e a tendência e afetar tudo. Faraó e os egípcios acreditam que o sol era um deus e que ele deveria nascer todos os dias vencendo uma batalha contra as trevas. Agora, o Deus criador estava permitindo um desequilíbrio nessa balança e abalando a credibilidade do deus sol. No acampamento israelita isso não aconteceu. Que lição isso produziria em Faraó? Que lição isso produziria nos hebreus, em Moisés? O que aprendemos com os males que atingem aqueles que não temem a Deus? Estamos próximos da volta de Jesus, o evento mais extraordinário que podemos experimentar. Do ponto de vista de quem não faz parte da igreja, será algo terrível, assustador, assolador e devastador. O que a igreja está aprendendo e se preparando para oferecer ajuda?

Senhor nosso Deus e Pai, amamos a luz e tudo o que ela simboliza. Jesus, que é o nosso Salvador e Senhor é também o Sol da Justiça, a Estrela da Manhã. Fomos colocados por ele aqui, na condição de sal da terra e luz do mundo. Sabemos que o testemunho cristão deve resplandecer para que todos sejam atraídos para ti e para a salvação oferecida em Cristo Jesus. Precisamos andar na luz e resplandecer constantemente. Pedimos graça e sabedoria para aprender e sermos tudo o que tens determinado para nós. oramos em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s