Meditação do dia: 02/10/2022
“O Senhor dissera a Moisés: Faraó não vos ouvirá, para que as minhas maravilhas se multipliquem na terra do Egito.” (Ex 11.9)
Deus Fala Ao Líder – Hoje quero pensar um pouco com a cabeça de quem está à frente de responsabilidades ministeriais. Liderança é responsabilidade! O foco da revelação divina em situações específicas é o líder do trabalho que foi chamado por ele, preparado e capacitado. Emocionalmente, você, eu e todos os demais líderes do trabalho de Deus nos sentimos incapacitados, frágeis diante de uma realidade hostil ao que fomos colocados para fazer e ou liderar pessoas a fazerem. O povo israelita tinha uma visão das coisas e como elas “deveriam acontecer.” Faraó tinha a sua perspectiva e ele era uma contraparte da equação; os egípcios também estavam envolvidos e tinham uma percepção da realidade que se apresentava. Os líderes dos hebreus, os anciãos também tinham suas expectativas e isso tudo faz parte do quadro, mas não são a razão ou o motivo porque Moisés deveria agir ou planejar. Sabemos que o condutar de um veículo, tem uma visão diferente daquela que tem os demais passageiros, principalmente quem vai no banco da frente ao lado do motorista. Sabemos que se o motorista for dar atenção a esses outros e não prestar atenção à sua responsabilidade, poderá ocorrer um acidente ou se perderem ou mesmo tomarem a direção errada. Mas diante da lei e da justiça, o condutor é o responsável. O pastor de uma igreja recebeu o pastorado de Deus como seu ministério e a igreja como congregação, outorgou-lhe a autoridade local para exercer suas funções e sobre os seus ombros pesa a responsabilidade do pastoreio e cuidado de tudo que diz respeito a esse trabalho. Ele tem auxiliares, diretoria, liderança de ministérios e departamentos e também pode ter líderes acima dele a quem deve satisfações. Mas é com ele que Deus fala, revela, instrui e aconselha. O Deus a quem servimos trabalha com o princípio de autoridade e a hierarquia é mantida e respeitada, inclusive por Ele, mesmo sendo Deus e Senhor de tudo e de todos. Ele jamais vai colocar um líder numa posição de autoridade e revelar, falar ou “mandar recados” para o líder por meio de terceiros. Aqui não estamos descartando a cooperação fraterna, a parceria, o discipulado, a prestação de contas e a mentoria ou supervisão. Mas também não dá ao líder o poder totalitário, absoluto e intransigente. A visão é sempre compartilhada com os parceiros e companheiros de ministério. O corpo é quem confirma a verdade a ser praticada.
Pai, agradecemos a sua ajuda em levantar líderes segundo o teu coração para assumirem a liderança da tarefa a ser feita e proporcionar auxiliares e companheiros de jugo para caminharem juntos. A nossa amizade, comunhão e parcerias torna mais suave o fardo e assim podemos realizar a tarefa com o máximo de empenho e o mínimo de desgaste. Oramos agradecidos pelas provisões, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason