Meditação do dia: 06/11/2022
“Fizeram, pois, os filhos de Israel conforme à palavra de Moisés, e pediram aos egípcios jóias de prata, e jóias de ouro, e roupas.” (Ex 12.35)
A Hora Dos Presentes – Já escrevera o sábio Salomão, que tudo tem o seu tempo. Aqui para os hebreus agora era a hora, agora era a sua vez, a sua chance e sua oportunidade; era agora ou agora mesmo. Estudando as Sagradas Escrituras, não encontramos muitos textos que ensinam ou recomendam as pessoas do povo de Deus a pedirem coisas e quando isso acontece, geralmente está relacionado a uma situação específica de necessidade que justifica pedir. Por outro lado, doar é um gesto muito nobre e recomendado por Deus e é uma das formas de Deus suprir as necessidades de quem precisa. Já escrevi em outras ocasiões, que acredito muito, em três maneiras principais através das quais Deus supre plenamente as nossas vidas. A primeira delas é através do nosso trabalho; a segunda é através de doação que recebemos; e a terceira é por meio sobrenatural, quando Deus realiza um milagre ou cria alguma coisa inédita para que os seus filhos sejam atendidos. A ordem é sempre essa: Trabalho, doação e sobrenatural. Aqui estamos lidando com um acerto de contas, onde Deus está mandando o boleto para os egípcios por anos de trabalhos forçados, opressão e aproveitamento arbitrário da força de trabalho do seu povo. Israel entrou para o Egito com muitos bens e riquezas, pois Abraão era um homem muito rico. “E era Abrão muito rico em gado, em prata e em ouro” (Gn 13.2). Ele passou uma grande herança material também para Isaque, que foi homem muito próspero. “E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso. E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam” (Gn 26.13,14). Jacó/Israel, também foi uma pessoa muito abençoada e próspera em todos os sentidos que se possa imaginar. “Porque os bens deles eram muitos para habitarem juntos; e a terra de suas peregrinações não os podia sustentar por causa do seu gado” (Gn 36.7). Foram três gerações muito ricas e se tanto Isaque, quanto Jacó acrescentaram suas próprias riquezas ao patrimônio recebido de herança de seus pais. Quando entraram no Egito, eram ricos e se enriqueceram mais sob os cuidados de José e do Faraó. Quando a situação mudou, foram escravizados e certamente suas posses foram confiscadas e saqueadas. Agora Deus estava restituindo a todos eles, através de pedirem aos egípcios bens e joias em ouro e prata, roupas e certamente todos os tipos de riquezas que os egípcios tinham, deram de boa vontade como presente de despedida, ou como podemos entender, para se livrarem dos hebreus eles deram tudo, qualquer coisa, um verdadeiro “chá de já podem ir!” Deus sabe o que se passa com o seu povo, ainda hoje e é fiel e justo para dar a retribuição e a devida compensação pelo serviço prestado. Deus não precisa ficar devendo nada a ninguém!!! Lembram-se do verso da poesia: “Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém” (Rm 11.35,36).
Senhor, queremos reconhecer o teu senhorio sobre as nossas vidas e a tua capacidade de suprir tudo o que precisamos. Também agradecemos a maneira justa e fiel com que somos recompensados generosamente por ti, em tudo fazemos em teu serviço. A tua obra, feita da tua maneira, nunca terá falta de teu sustento. Obrigado pelas bênçãos e presentes além dos nossos merecimentos, mas também reconhecemos que todas essas riquezas devem continuar sendo tuas e disponíveis ao teu serviço e à tua vontade. Através de nós, o Senhor abençoará outros filhos que estão servindo em outros lugares onde não podem ser cuidados ali. Agradecemos a oportunidade de participar abençoando essas vidas. Oramos e nos consagramos a ti e ao teu serviço com tudo que somos e temos, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason