Quem é Deus Como o Senhor?

Meditação do dia: 18/01/2023

“Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?” (Ex 15.11)

Quem é Deus como o Senhor? – Ninguém!!! Poderíamos fechar essa meditação com essa única palavra e estaria muito bem respondido. Mas não estamos apenas procurando respostas para o óbvio, mas sim nos alimentar das verdades da Palavra de Deus e nos edificar através das experiencias dos nossos queridos irmãos na fé, que no passado, no tempo deles, tiveram grandes encontros com Deus e isso ficou como legado para nossas vidas hoje. Basicamente nossa fé responde que não há outro deus ou deuses, senão o Senhor Jeová, único, e absoluto sobre tudo e todos. Mas o mundo não é feito só por cristãos ortodoxos, como no passado não havia apenas os adoradores desse Deus único. Desde que o pecado entrou no mundo ele foi afastando os homens da verdadeira fé e do verdadeiro Deus, de pouco em pouco, passo a passo, as idéias foram surgindo, tomando forma, e de repente, lá estava, uma entidade, uma celebração, um culto, uma divindade ao alcance das mãos e à medida que a civilização foi se desenvolvendo e formando novos grupos, também vieram as versões locais e tribais de deuses que se multiplicaram como praga de gafanhotos. Nos tempos de Abraão, já proliferavam as práticas politeístas em todo mundo. O Egito como um berço de civilização os reis já eram tidos como deuses e eram cultuados e venerados de todas as formas. Abraão foi chamado para servir a Deus e representa-lo num mundo que já era eivado de deuses de todas as formas e para todos os gostos. Ele serviu, testemunhou e viveu uma vida de fé e alianças muito firmes com o Deus criador, que ele gostava de chamar de “o Altíssimo, o possuidor dos céus e da terra!” Seus descendentes, herdeiros de todas as suas promessas, se tornou um povo, dentro de um contexto egípcio politeísta e que refutava com veemência a existência de um Deus sem rosto, sem forma e sem representação. Mas a fé deles prevaleceu contra tudo e contra todos e no devido tempo ali estavam eles, firmes, confiando e servindo aquele Deus que lhes dera promessas e agora vinha ao seu socorro. Faraó e os seus múltiplos deuses foram derrotados e afundados nas águas do Mar Vermelho, enquanto eles cantavam e celebravam com danças e nas suas canções faziam essas perguntas retóricas: “Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu glorificado em santidade, admirável em louvores, realizando maravilhas?” Não deve ficar apenas na beleza poética, como se fosse uma fé triunfalista, mas como algo experiencial de cada um de todos nós que amamos esse mesmo Deus, o servimos de coração e alma e esperamos nele, tal qual aqueles antigos hebreus, antes, durante e depois de um grande livramento. Nossos corações precisam estar prontos e comprometidos na resposta, que não há, não houve e não haverá, jamais, alguém como o nosso Deus, para sempre e eternamente, amém.

Te adoramos Senhor, te reconhecemos e glorificamos o teu santo nome! Só o Senhor é Deus, eternamente e nos alegramos em servir e amar ao Senhor. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário