Meditação do dia: 28/01/2023
“E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.” (Ex 15.25)
Soluções de Deus – A oração é um recurso inesgotável que é capaz de produzir os resultados mais promissores que qualquer pessoa pode esperar. Oramos como culto, pois só Deus merece e pode receber nosso culto. Oramos para satisfazer nossos anseios interiores e também para obter orientação divina. Quando oramos, precisamos agir em fé porque esse é o princípio básico que faz a oração funcionar. “Por isso vos digo que todas as coisas que pedirdes, orando, crede receber, e tê-las-eis” (Mc 11.24). Tiago apresenta o princípio contrário, que nos mostra que orar e pedir a Deus sem fé, ou com dúvidas, não seremos atendidos. “Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte. Não pense tal homem que receberá do Senhor alguma coisa” (Tg 1.6,7). Quando não se sabe o que fazer, ou os recursos esgotaram, a oração é uma ferramenta muito eficiente e que sempre está disponível ao alcance de todos. Na situação em que estamos acompanhando os israelitas, eles chegaram cansados sedentos após uma jornada de três dias pelo deserto e já com o suprimento de água esgotado. Em Mara, as águas eram impróprias para consumo e esse fator de frustração produziu um levante de murmuração por parte de muitas pessoas contra a liderança de Moisés. Ao orar ao Senhor, veio a resposta. Deus responde as orações e aponta as soluções. Como vimos nas meditações anteriores, todas as pessoas que anteriormente chegaram ou passaram por Mara, ficaram decepcionados, frustrados e saíram de lá sem as respostas e com maiores necessidades do antes. O povo de Deus que ali chegou, também encontrou a mesma condição e os mesmos fatores de frustração e decepção. O diferencial entre os israelitas e todos os demais, era a identidade, as suas origens e a sua fonte de confiança que era Deus, que é Deus e que sempre será para nós também. Quando nós como humanos e limitados em nossos recursos e soluções chegamos ao nosso limite e nos vemos esgotados em possibilidades, podemos recorrer à nossa fé em Deus. O problema pode ser natural, físico e material, como o era ali em Mara; mas ainda assim podemos orar e buscar em Deus a solução para aquilo que precisamos. Deus apresentou a Moisés a mais simples solução para um problema complexo. Era apenas uma árvore, ou um madeiro, conforme as versões bíblicas descrevem. Aquelas águas eram e sempre foram amargas e impróprias e muito provavelmente, aquele arbusto sempre estava ali, bem perto. Mas o arbusto em si não significava nada, porque ele não tinha nenhum poder e nem propriedades que poderiam sanear aquelas águas. O poder estava em Deus! Ele manifestou o seu poder fazendo uso de um elemento comum e simples, apenas para fomentar a participação humana de Moisés, de tomar aquele arbusto e carrega-lo e atirá-la na fonte de água e imediatamente as águas estavam saudáveis e próprias para consumo. Se é Deus que faz a obra, então qualquer arbusto serve!
Senhor, agradecemos a tua capacidade de fazer aquilo que não podemos e produzir as soluções mesmo onde não vemos possibilidades. Só o Senhor pode produzir milagres e transformar o impossível a nós e assim manifestar o teu poder e o teu amor a nós, suprindo aquilo que mais necessitamos. Jesus é para nós a água da vida e sem ele a nossa vida não faz sentido e muito menos tem qualquer utilidade que possa glorificar ao Deus Criador. Te louvamos e agradecemos, em nome de Jesus, amém!
Pr Jason