Meditação do dia: 289/01/2023
“E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.” (Ex 15.25)
Águas Doces – Tornar algo amargo em algo doce nos parece mais difícil do que tornar algo doce em amargo. Deteriorar é mais simples do que restaurar ou restabelecer. As lições que o povo de Deus estava aprendendo naquela experiencia em Mara seriam levadas em suas vidas para sempre. Agora é a nossa vez de aprender também, porque as coisas amargas e decepcionantes não existem só lá bem longe da gente; imaginar que desilusões só acontecem na família dos vizinhos ou na igreja dos outros, é estar se colocando numa condição de invulnerabilidade. Dizem, que o pior erra da vida é aquele do qual nada aprendemos! A jornada dos antigos hebreus na história de sua independência e saída do Egito sempre serviu de figura da jornada espiritual de cada cristão na face da terra. Fazemos escolhas todos os dias e em diversos níveis de grandeza e responsabilidade. Assim como Abraão se comprometeu com Deus em aliança eterna de servir e adorar unicamente ao Deus Criador, também se comprometeu em preparar os seus descendentes para permanecerem nos termos da aliança, para assim perpetuar as promessas e fazer valer os seus direitos. “Visto que Abraão certamente virá a ser uma grande e poderosa nação, e nele serão benditas todas as nações da terra? Porque eu o tenho conhecido, e sei que ele há de ordenar a seus filhos e à sua casa depois dele, para que guardem o caminho do Senhor, para agir com justiça e juízo; para que o Senhor faça vir sobre Abraão o que acerca dele tem falado” (Gn 18.18,19). Essas pessoas aqui em Mara, depois de iniciarem a sua jornada rumo à liberdade e a construção de sua nação, tinham que tomar decisões de fé, aprender a confiar em Deus tanto para vencer um exército numeroso como o de Faraó, abrir o mar para fornecer uma rota de fuga, como também providenciar água potável em meio ao deserto. Com Deus aprendemos lições gradativas: aqui eles tinham águas amargas e impróprias que foram transformadas em águas doces e potáveis. Um dia, no futuro, surgirá a oportunidade de não água alguma e ainda assim, Deus pode resolver e suprir aquela necessidade. O Deus criador, criou as águas doces, salgadas, amargas; então ele pode sem problema algum fazer brotar fontes no deserto ou de uma rocha. Deus, o nosso Deus a quem escolhemos servir e com quem temos uma aliança, a Nova Aliança, garantida por Jesus através de seu sacrifício, cuida de nós, mesmo em momentos e circunstancias decepcionantes e onde outros já sucumbiram e ou não tiveram sucesso. Sua amargura pode ser convertida em doçura, ele faz isso com um madeiro, um galho, um arbusto ou uma cruz!
Senhor, é um privilégio apresentar a ti a causa das nossas decepções e desapontamentos nesta vida. Somos teus filhos, comprados por Cristo Jesus através de seu sacrifício lá na cruz. Reconhecemos que não temos poderes e meios de cuidarmos de nós mesmos e suprir tudo o de que precisamos; mas temos o Senhor como o nosso Deus e Pai, que tem todos os meios e todos os recursos, pois és o Todo Poderoso Deus, Criador dos céus e da terra. Confessamos a nossa dependência de ti e submetemos nossas vidas ao teu governo. Confiamos em ti para tudo, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason