Estatutos e Ordenança

Meditação do dia: 30/01/2023

“E ele clamou ao Senhor, e o Senhor mostrou-lhe uma árvore, que lançou nas águas, e as águas se tornaram doces. Ali lhes deu estatutos e uma ordenança, e ali os provou.” (Ex 15.25)

Estatutos e Ordenança – Cada lugar nos proporciona experiencias que se somam ao total das lições que precisamos aprender e praticar, para que no devido tempo estejamos habilitados para aquilo que Deus planeja. Os israelitas eram muitos e viviam sob o governo egípcio e tudo que tinham que fazer era obedecerem as leis e as regras determinadas por quem tinham poder e autoridade sobre eles. O sistema tribal, onde os anciãos resolviam as principais questões era ineficiente para uma outra situação, quando estivessem de posse de sua Terra Prometida. Uma nação precisa se organizar em função de uma estrutura legal, jurídica, social e religioso, para se desenvolver e prosperar. Agora que chegaram em Mara e foram testados e provados, algumas necessidades se tornaram evidentes e precisavam se organizar. Aqui, Deus começou a lhes dar estatutos e também uma ordenança. Viver em comunidade é desafiador e precisa de regras claras aplicáveis a todos e normatize os procedimentos. Certamente o conhecimento administrativo que Moisés tinha, dos seus tempos de nobreza no Egito, seriam muito útil, mas também receberia instruções de Deus. Quando lemos a Bíblia, especialmente os livros iniciais, o chamado Pentateuco, ou o conjunto dos cinco livros da Lei, percebemos a sabedoria divina e como foram delineados aqueles mandamentos, que regulamentavam toda a vida da nação. Não era só artigos de fé e religião, atos de culto e celebrações da fé deles; mas estava ali estatutos de convivência civil, códigos penais e regulamentações agrárias, cidadania, sanitárias e relações familiares, contravenções e relações internacionais com outros povos. À medida que formos seguindo essa peregrinação, também iremos apontando os caminhos que foram sendo traçados para a formação da unidade nacional e a preparação para uma futura vida em cidades e propriedades produtivas e todo o sistema de governo, de justiça e de administração. Ninguém é melhor que Deus em termos de organização e administração, afinal ele criou “todas as coisas!”

Pai amado, obrigado pelo cuidado que demonstras para com todas as coisas que estão em volta de nós. O Senhor é um Deus de ordem e decência, perfeito em todos os teus caminhos e temos muito o que aprender com o teu modo de governo. Como igreja, somos um organismo vivo, que deve refletir a tua glória e representar a ti diante doso povos e nações. Buscamos ajuda para compreendermos melhor com administrar toda a mordomia que nos cabe. Agradecemos por tudo e todas as lições, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s