Meditação do dia: 11/02/2023
“Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá diariamente a porção para cada dia, para que eu o prove se anda em minha lei ou não.” (Ex 16.4)
Chover Pão do Céu – Não temos como falar da grandiosidade do poder de Deus em matéria de suprimento miraculoso de alimento, sem citar essa passagem das Escrituras. Deus não exagera no que diz, e ele falou de “chuva de pão” caindo do céu, para saciar toda a congregação de israelitas. Qualquer que seja o ângulo com o qual procuremos ver esse acontecimento, ele é fantástico, tremendo mesmo. A multidão impaciente e cheia de murmuração não podia confiar naquele Deus poderoso que já demonstrara tantos milagres? Poderiam sim, exercitar a fé e cultivar a paciência e seguir orando e crendo no agir poderoso do Senhor. Mas elas estavam andando debaixo de uma nuvem de dia e de de uma coluna de fogo à noite e ainda assim, não esperavam por novas ações milagrosas da parte de Deus. Nos tempos de Jesus aqui na terra, ele ensinou que Deus não esquece de seus filhos e cuida deles com especial cuidado, pois ele cuida dos pássaros e das ervas do campo, e para Deus as pessoas são ainda muito mais valiosas e especiais. Já sabemos que a falha não estava em Deus lá no deserto, mas nas pessoas que não confiavam nele; andavam de cabeça baixa sem uma visão de fé e não podendo contemplar nada muito além da ponta dos seus narizes. Discursando aos líderes religiosos de seus dias Jesus falou sobre essa ação divina no deserto. “Nossos pais comeram o maná no deserto, como está escrito: Deu-lhes a comer o pão do céu. Disse-lhes, pois, Jesus: Na verdade, na verdade vos digo: Moisés não vos deu o pão do céu; mas meu Pai vos dá o verdadeiro pão do céu” (Jo 6.31,32). Assim como os israelitas tinham seus problemas de crer e depender do Senhor seu Deus, nos dias de Jesus, as multidões também queriam ver milagres e ações sobrenaturais, mas colocar a fé verdadeira para funcionar, não era algo que muitos estavam dispostos. Hoje, é a nossa vez de andarmos pela fé, confiando na graça poderosa do Senhor Jesus, que disponibilizou tudo a nosso favor quando se entregou lá na cruz. Devemos refletir sobre nossos irmãos do passado, mas não incorrer nos mesmos erros. Já temos visto muito da grande e poderosa mão de Deus suprindo abundantemente para os seus filhos e isso deve nos motivar a praticar a fé e focar mais na gratidão e louvor pelo que temos e já alcançamos, em detrimento de alguma coisa que nos falta. Para nós hoje, estar debaixo da nuvem e iluminados pela coluna de fogo no deserto, significa acreditar no cuidado e proteção de Deus mesmo em lugar e situação difícil. Não desanimemos.
Senhor, obrigado pela capacidade de fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, segundo o seu poder. Cremos e agradecemos por toda a sua graça. Oramos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason