Meditação do dia: 18/03/2023
“Então disse o Senhor a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.” (Ex 17.5)
Toma a Tua Vara – “Deus pode consertar qualquer coisa que foi quebrada, só precisamos levar a ele, os cacos!” Corações partidos, quebrados, despedaçados; relacionamentos rompidos, amizades estremecidas, confiança abalada. Tudo e qualquer situação pode ser levada a Deus em oração e esperar coisas grandes da parte dele. Quando Moisés foi chamado por Deus para se envolver com o ministério de libertar o povo escolhido do cativeiro no Egito, ele estava pastoreando o rebanho de ovelhas do seu sogro. Ele estava nas proximidades do Monte Horebe e naquele episódio da sarça que ardia e não se consumia, Deus lhe perguntou o que ele tinha nas mãos e a resposta foi que era uma vara. Voltando ao que muitas vezes já escrevi nas meditações; quando Deus faz uma pergunta, ele não está procurando respostas, pois ele sabe e conhece todas as coisas; Ele espera uma atitude! Com aquela vara, que até então era apenas uma vara, um bordão para se apoiar ou auxiliar em alguma atividade do pastoreio, Moisés recebeu instrução para com ela realizar sinais e milagres diante do seu povo e diante de Faraó. Agora, em meio a uma crise o relacionamento do povo Deus e eles atingindo Moisés porque era o líder e também quem estava mais próximo deles; Deus fala com Moisés e diz para passar diante do povo, levar alguns dos anciãos e também tomar a sua vara. Falaremos um pouquinho sobre os instrumentos e os recursos que estão em nossas mãos e eles tem utilidades e serão usados Deus para nos ajudar, nos momentos difíceis. Isso pode significar uma das muitas estruturas que nos foi dada por Deus para utilizarmos no nosso trabalho e com as muitas atividades e pressões do dia a dia, fazemos tudo e de tudo e nem sempre nos ocupamos do realmente é necessário. Qual é o instrumento que faz parte do seu chamado ministerial? O que Deus te deu que é personalizado, é seu, sua ferramenta de trabalho? Moisés tinha uma vara. Eu ensino e você? Algumas vezes eu passo por essas situações difíceis e quase sempre que vou orar a respeito, Deus me conduz a ver e rever o que ando ensinando e o que ando aprendendo; porque nem sempre o que eu ensino para a igreja, posso estar levando tão à sério numa área ou num momento da minha vida e sou relembrado e chamado a levar comigo a minha vara. Faça bom uso e tire bom proveito daquilo que Deus te deu, para te ajudar em sua própria vida.
Senhor, obrigado por nos chamar e nos dar instrumentos e recursos para realizarmos a obra que tens para cada um. Somos agradecidos pela capacidade que vem de ti e o teu poder é suficiente para reverter qualquer situação difícil que se nos apresenta. Agradecemos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason