Meditação do dia: 19/03/2023
“Então disse o Senhor a Moisés: Passa diante do povo, e toma contigo alguns dos anciãos de Israel; e toma na tua mão a tua vara, com que feriste o rio, e vai.” (Ex 17.5)
Vai – Sair de situações difíceis em que a pessoa se encontra, tem sido o tema desses últimos dias de nossas meditações. Hoje, vamos trabalhar em cima de um conceito importante, mas que em termos de grafia, é bem diminuto. “VAI,” pode parecer apenas uma palavra com três letras, mas podemos pensar que tem importância porque é um verbo e verbo denota ação. Quando estamos em crise ou em dificuldades, aparece o desânimo, a desvalorização pessoal e a autoestima fica lá em baixo; aquele sentimento de que parece que não valeu a pena todo o esforço e dedicação para no fim, dar no que deu! A vontade é de ficar quieto! Não agir e não fazer nada mesmo, já que não adianta, não somos compreendidos e quanto mais tentamos acertar, mais parece que erramos. O que vimos nas orientações de Deus vão na contramão disso tudo. Ele utilizou verbos em abundancia: “Passa adiante” – “Toma contigo anciãos” – “Toma a tua vara na mão” – e agora, “Vai.” Uma verdade que parece sempre esquecida pelas pessoas é que os problemas são delas, são humanos, são nossos, é meu, é seu, é da sua família, é da sua igreja… de uma forma ou de outra estamos envolvidos tanto no problema como na solução. Agimos ou por falta de ação o problema surgiu, então se buscamos orientação divina, ele dará respostas e soluções, mas é nossa responsabilidade agirmos para corrigir ou resolver o problema. Não existe jogar as buchas para Deus e deixar com ele, afinal ele é Deus, é Senhor. Nada disso! Ele trabalha em parceria conosco, ele entra com o capital espiritual, intelectual e nós entramos com as ações e as responsabilidades pelos feitos. Não existe uma única situação onde a graça do Senhor não andará conosco, nos guiando e nos favorecendo para o bem; mas a ação deve ser nossa. Estude os milagres e os grandes feitos na Bíblia e você verá as ações das pessoas, por mais simples que seja, mas precisamos participar. Jesus ressuscitou Lázaro, mas quem tirou a pedra, soltou as ataduras? Jesus multiplicou os pães, mas de quem eram, quem organizou a multidão, quem repassou das mãos de Jesus para as pessoas, quem recolheu as sobras? Pense em qualquer outro caso, e veja que o padrão segue o mesmo. Vai! Como igreja temos o maior “vai” da história: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mt 28.19,20). É o maior “vai,” porque é o maior problema da humanidade e o maior programa de Deus para salvação; por isso tudo é grande e muito, para resolver essa situação. Você e eu temos que participar ativamente.
Senhor, nós te louvamos e agradecemos por nos convocar para participar da restauração daquilo que nós mesmos, como humanidade estragamos e ofendemos a tua santidade com os nossos pecados e a nossa rebelião. Agora, em Cristo, podemos ser aceitos, acolhidos e depois ajudar a tantos outros a serem também alcançados e abençoados. Agradecemos a ajuda do Espirito Santo que atua poderosamente vivificando a tua Palavra nos corações e transformando as vidas de todos aqueles que crêem e te convidam para entrar em suas vidas. Obrigado por tão grande plano de salvação e restauração de vidas. Oramos com gratidão em nome de Jesus, amém.
Pr Jason