Meditação do dia: 28/03/2023
“Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.” (Ex 17.9)
Josué, Agora Capitão – Há uma grande empresa global, uma das chamadas “Big Techs,” que tem escrito no seu hall de entrada a frase “Day One,” que se traduz por “Dia Um,” mas com o sentido de “O primeiro dia.” Dizem que a ídeia é lembrar e manter bem vivo no coração e na mente de todos os colaboradores a filosofia do primeiro dia de qualquer pessoa em uma nova etapa de sua vida. Isso faz sentido; Você se lembra do seu primeiro dia na faculdade, ou no primeiro emprego? Ou em um novo emprego? Como é o primeiro dia de alguém no seu primeiro empreendimento? Todos sabemos – a pessoa chega ali muito motivado, pronto para começar, pronto para vencer; ela quer fazer a diferença. Se a pessoa mantiver essa disposição todos os dias, certamente ela será muito útil, participativa e contagiante. Aqui estão Moisés e Josué, numa conversa de gente grande; estavam sendo atacados por um bando de saqueadores impiedosos e alguém teria que liderar um grupo de defesa. Josué então é colocado na condição de comandante das forças armadas de Israel. Claro que naquele dia, naquela situação e condições, nada poderia ser comparado com as modernas e eficientes forças armadas de Israel, uma das melhores e mais bem preparadas de todo o mundo. Aquele seria o “Day One” de Josué – Ele poderia não ter nenhuma experiencia militar e muito menos experiencia de batalhas, mas era ele ou ele! Josué já vinha demonstrando vontade de servir, tanto à Moisés, quanto a Deus e ao seu povo. Agora surge a oportunidade de colocar em prática e não há nem mesmo tempo para pensar ou fazer planos, pois o inimigo já estava agindo e eles precisavam rechaçar os invasores. O que Josué poderia fazer era confiar na palavra de Deus que prometera estar com eles e leva-los em segurança à sua terra prometida. Ele deveria confiar na pessoa de Moisés, o seu líder imediato, que lhe prometera estar em oração por ele e pelo povo na batalha. O quanto isso é suficiente? Como podemos enfrentar uma situação para a qual não achamos que estamos prontos, mas temos que enfrentar? Nossa primeira oportunidade pode ser a única chance de muitas pessoas, sendo assim, não podemos falhar. Se você desanimar e desistir, poderá ser que a batalha será mesmo perdida, porque as outras partes poderão estão contando com a sua e a minha participação motivada, aguerrida e vitoriosa.
Senhor, obrigado pelas lutas de cada dia. Mesmo que o inimigo se pareça forte, numeroso e com vantagens, ainda alimentamos esperanças, porque maior é aquele que está conosco. Sabemos pela tua Palavra que fomos chamados para vencer, conquistar e prevalecer. Com o Senhor, podemos atravessar qualquer deserto e resistir quaisquer ataques, porque continuaremos olhando para frente e firmes no Senhor. Em nome de Jesus oramos agradecidos, amém.
Pr Jason