Escolha Alguns Homens

Meditação do dia: 29/03/2023

“Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.” (Ex 17.9)

Escolha Alguns Homens – Estamos diante de um texto bíblico que nos permite pensar, refletir e tomar algumas decisões sobre chamado, ou sobre engajamento ministerial. Lidamos com vidas que servem a Deus através de servir ao próximo. Deus chamou a humanidade para andar com ele e desenvolver um relacionamento construtivo de comunhão, adoração e serviço. Ainda hoje, na vigência da Nova Aliança, na igreja precisamos e dependemos de pessoas vocacionadas, que percebam o chamado, o atendam e se preparem para realizar. O Senhor Jesus chamou pessoas para participarem  do seu ministério terreno e alguns deles foram depois chamados e nomeados como apóstolos pra disseminarem a mensagem do Evangelho, atendendo a ordem de ir por todo o mundo e fazer discípulos. Aqui estamos nós, já no século XXI e muito trabalho foi feito e muito ainda está por fazer. A questão do chamado é tema de muitos debates e estudos, mas a marca mais significativa é que Deus chama e pessoas respondem a isso. No nosso texto da meditação, Moisés ordena a Josué que escolha alguns homens para irem à batalha. Vamos trabalhar isso: Os israelitas foram atacados por uma horda de amalequitas, isso produziu uma necessidade que precisa ser suprida. Moisés chama a Josué e o coloca como comandante das tropas de Israel; tropas essas que ainda não existiam. Então era tudo novo para todo mundo. Eles eram uma grande massa humana em marcha, que saíram do Egito e da estrutura milenar de organização e hierarquia; mas estavam em formação como nação e antes de surgir uma estrutura, apareceu uma emergência. Josué ganhou um posto de autoridade para convocar pessoas para servirem naquela situação presente. Eles foram chamados por Deus ou convocados pela liderança humana? Podemos replicar essa questão na atualidade: Os pastores foram chamados e além de fazerem o seu chamado acontecer, eles precisam pensar em sucessão. Como a Igreja lida com a movimentação do quadro de liderança local? A denominação também participa? Como são chamados os novos obreiros? Como eles são treinados e preparados para entrarem definitivamente no exercício do serviço do Senhor? Como podemos apoiar as novas gerações de vocacionados? Será que eles precisarão percorrer os mesmos caminhos difíceis que fizemos? Se você é um ministro, ou obreiro, como foi o seu chamado, treinamento, engajamento e quais os planos para o futuro?

Senhor, obrigado por tua obra neste mundo para implantar e fazer crescer o teu reino, seja confiado uma parte aos homens, que são chamados por ti e recebem uma vocação interior, espiritual e capacitação do teu Espírito Santo. Somos responsáveis pela continuidade da tarefa a nós delegada e queremos cumpri-la com alegria, eficiência e gratidão ao Senhor. Oramos agradecidos em nome do Senhor. Amém.

Pr Jason

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s