Meditação do dia: 01/04/2023
“E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro.” (Ex 17.10)
Josué é Homem Que Faz – Olhar a história pelo retrovisor é um exercício interessante, mas quanto maior a distancia do evento observado com a nossa posição atual, mais simples nos parece. Contudo, precisamos tomar muito cuidado com o que aparenta ser. Eu nasci no século XX e vivi dois terços da minha vida, no século passado e lá tivemos duas grandes guerras mundiais. Nasci após o final da segunda guerra o mundo estava se reorganizando e logo em seguida vieram os temíveis tempos da chamada “Guerra Fria,” entre as duas maiores super potencias mundiais, os Estados Unidos da América e a União Soviética. Bom, tudo isso também já é passado! As pessoas experimentaram crises e oportunidades. A Igreja passou por tudo isso e sofreu, foi perseguida, cresceu e prevaleceu. Israel estava começando a sua história, nem tinha chegado à terra; aquela crise provocada pela agressão dos amalequitas e que obrigou o povo de Deus a se mexer e tomar posição. Veja bem, o alvo principal dos israelitas era chegar em Canaã, a sua Terra Prometida por Deus. Entre o alvo maior e onde estavam, apareceu os amalequitas, com intenções hostis. O que fazer? Isso não parece com alguma coisa que acontece na sua vida e na minha? Entre o chamado de Deus, no qual já investimos e estamos caminhando, aparece alguma coisa, totalmente oposto à tudo que acreditamos e até pode impedir totalmente a nossa chegada ao final do nosso propósito. Moisés era o líder maior daquele povo e ele agiu prontamente. Ele ordenou que Josué convocasse combater o inimigo. Josué assumiu o posto de comandante militar e agiu convocando e indo ao combate. Homens, que nem o nome sabemos, se colocaram à disposição e saíram à guerra, com risco de suas vidas. Aqui paramos para aplicar: Sendo nós também servos de Deus e servindo suas ordens, pois o Senhor Jesus antes de voltar ao Pai, nos deu uma ordem ou comissão e o cumprimento dela vai afetar muitas vidas por todos os lugares e para o tempo e a eternidade. Fazendo a analogia com a experiencia do povo no deserto, em alguma situação, eu e você podemos estar na condição de Moisés, no comando geral e em outras, podemos estar na posição de Josué e até daqueles homens convocados para servir no exército. Qual a diferença? Qual a importância? As conquistas individuais só terão verdadeiro significado se todos forem também vencedores. A ação coordenada e unida leva todos a participarem e assim a conquista também é de todos. Vamos agir? Vamos participar?
Pai amado, graças te damos por estarmos participando de um grande projeto de implantar e ampliar o teu reino. Nossa missão é servir ao Senhor enquanto servimos às pessoas ao nosso redor. Nossas lutas e provas nos preparam para as próximas batalhas e nunca estamos sozinhos, porque além da tua graça e misericórdia, ainda temos a companhia de irmãos e companheiros de caminhada que suavizam a nossa jornada e nossa experiencia. Agradecemos em nome de Jesus, por tudo. Amém.
Pr Jason