Meditação do dia: 27/04/2023
“E Moisés contou a seu sogro todas as coisas que o Senhor tinha feito a Faraó e aos egípcios por amor de Israel, e todo o trabalho que passaram no caminho, e como o Senhor os livrara.” (Ex 18.8)
O Trabalho No Caminho – A vida cristã, a nossa vida espiritual tem sido comparada a uma jornada, uma caminhada. Não é por acaso, pois há todas as possibilidades da metáfora se encaixar perfeitamente. Toda caminhada começa com o primeiro passo; sem esse, nem mesmo existe a jornada! Uma jornada ou caminhada é um tanto diferente de uma atividade atlética, pois essa exige mais e melhor preparo e essa modalidade é competitiva e quem entra está visando vencer ou ao menos se classificar nas melhores posições, servindo para avaliar a real condição da pessoa e todo o preparo dela é exclusivo para aquela competição. A caminhada ou jornada é mais próxima da idéia de uma peregrinação de fé ou apenas contemplativa. Nosso querido apóstolo São Pedro, escreveu que somos peregrinos e forasteiros… “Amados, peço-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências carnais, que combatem contra a alma” (1 Pe 2.11). é interessante que ele faz os paralelos imediatamente ao citar que somos peregrinos e forasteiros, o que indica que estamos indo em uma direção que pode ultrapassar barreiras e fronteiras nos colocando em condições de ser até apátridas. Também ele enfatiza que nessa caminhada precisa abster de coisas e condições que não ajudar ou muito pelo contrário, atrapalham e até limitam ou impedem definitivamente a participação na jornada. Os caminhantes evitam pesos e coisas desnecessárias, assim como um peregrino em sua fé, abre mão de coisas que prejudicam sua condição espiritual, mental e emocional, para que possa alcançar o seu objetivo. O profeta Miqueias escreveu: “Levantem-se e vão embora! Porque este não é o lugar de descanso. Vão embora por causa da impureza que traz destruição, sim, destruição enorme.” (Mq 2.10). quem está peregrinando ou numa jornada, não pode parar definitivamente para descansar indefinidamente. Na conversa com o Jetro, Moisés falou sobre o trabalho e as lutas que tiveram no caminho. Acontecem lutas e dificuldades no trajeto, mas são contingencias do caminho, elas são encaradas e enfrentadas com a condição serem e ficarem no caminho. Assim como contemplamos as belezas que paisagem oferece e apreciamos as variedades e maravilhas do trajeto, também lidamos com o devido cuidado com as dificuldades e problemas que aparecem pelo caminho. Mas tudo isso fica pelo caminho. Na vida cristã passamos por caminhos difíceis e situações delicadas que produzem dores e ferimentos, mas eles precisam ficar no passado da nossa vida e da nossa caminhada. Vencedores não se concentram nos obstáculos ou problemas e não os levam consigo. Eles existem para serem superados, vencidos, contornados e a caminhada prossegue. Não se sobrecarregue com os cuidados da vida. Isso limita seu desempenho.
Senhor, te agradecemos pela graça concedida a cada um de seus filhos todos os dias para que possam prevalecer na caminhada. Pedimos sabedoria para enfrentarmos os trabalhos e dificuldades que aparecem em nosso caminho, mas queremos prosseguir e chegarmos ao nosso destino. Sermos semelhantes a Cristo é o nosso objetivo maior e a cada dia caminhamos nessa direção. Agradecemos ao Espírito Santo por nos guiar e ser um consolador maravilhoso. Oramos em nome de Jesus, amém.
Pr Jason