O Louvor de Jetro

Meditação do dia: 29/04/2023

“E Jetro disse: Bendito seja o Senhor, que vos livrou das mãos dos egípcios e da mão de Faraó; que livrou a este povo de debaixo da mão dos egípcios.” (Ex 18.10)

O Louvor de Jetro – “O copo está meio cheio ou meio vazio?” Isto é uma versão de diagnosticar o perfil de pessoas, se elas são mais otimistas ou pessimistas; segundo essa dinâmica, as pessoas de perfil otimistas sempre vêem o copo meio cheio, embora ele realmente esteja exatamente com cinquenta por cento de volume ocupado; já os de perfil pessimistas, sempre observam que está meio vazio; cada um valorizando aquilo que a sua índole indica. Eu já sou de perfil mais “prá lá do que prá cá.” Normalmente é procuro me divertir e brincar com situações que levem as pessoas a repensarem os seus conceitos e ver mais de um ângulo. Quem sabe, eu goste mesmo é de uma maiêutica? Então se me mostram um copo com um liquido e não me dizem o que é, ou eu não tenha como saber, eu diria: Se for veneno, ou ruim no sabor, então o copo está meio cheio. Se for algo saboroso, então está meio vazio! Na verdade, estou quebrando o gelo, para dizer que não quero tecer uma crítica ou comentário sobre gratidão/ingratidão e valer-me da expressão: “a maioria das pessoas são…” Jesus realizou uma obra de cura coletiva para dez pessoas muito necessitadas, todas em estado de condenação a viverem segregados da sociedade em extrema carência. “E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe; E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós. E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos. E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz; E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano. E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?” (Lc 17.12-18). Dos dez leprosos curados, apenas um voltou com gratidão e esse homem era estrangeiro, ou de um grupo discriminado pelos compatriotas de Jesus, ouvintes daquele ensinamento. Mas na pessoa de Jetro, que apesar de não ser hebreu ou israelita, era de um povo diferente, mas tinha o mesmo tipo de fé e adorava o mesmo Deus, sendo até sacerdote. Então era de se esperar gratidão e louvor da parte dele e isso realmente aconteceu. Além de servo e sacerdote do Deus Criador, ele era aparentado com Moisés, por quem tinha uma grande admiração e a quem ajudara na sua jornada de aprendizagem e treinamento na “Escola do Deserto.” Aquela vitória de Moisés e do povo de Deus diante dos egípcios e de todos os demais obstáculos, era um motivo de celebração e gratidão a Deus. As palavras de Jetro são ensinamentos preciosos para todos nós. Os grandes feitos de Deus devem nos inspirar e proclamarmos em alto e bom som, seja quer for os beneficiados diretamente pela graça de Deus. A vitória de um é a vitória de todos.

Senhor te louvamos e agradecemos por cada vitória do teu povo em qualquer lugar e em todas as circunstancias. Bendito seja Deus, o Senhor Todo-Poderoso, de eternidade em eternidade. Somos gratos e celebramos com reconhecimento de que o Senhor merece e é digno de adoração, como orou o Senhor Jesus: ‘pois teu é o reino, o poder e a glória, para sempre, amém!’”

Pr Jason

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s