Meditação do dia: 09/05/2023
“E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez;” (Ex 18.21)
Homens Capazes – Estamos entrando num momento das meditações sobre a pessoa de Jetro, que muito me apraz, e que esperava com grande expectativa; pois são lições maravilhosas que revelam a multiforme sabedoria divina das páginas das Sagradas Escrituras, “Para que agora, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus seja conhecida dos principados e potestades nos céus, segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor, no qual temos ousadia e acesso com confiança, pela nossa fé nele” (Ef 3.10-12); que somente os que buscam uma maior intimidade com Deus, encontram para ajuda-los na lida ministerial, mas também para suas vidas pessoais, mas especialmente para a comunhão individual, que é de fato o que realmente importa. “E ele disse-lhes: Por isso, todo o escriba instruído acerca do reino dos céus é semelhante a um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas” (Mt 13.52). Antigas verdades com novas aplicações. O que somos para Deus é muito mais importante do que aquilo que podemos fazer. Quando Jetro disse a Moisés que ele deveria procurar dentro o povo de Israel, as pessoas que iriam lhe ajudar, ele citou características que essas pessoas deveriam ter. As escolhas feitas para liderar devem ser feitas seguindo critérios que além de simplificar a escolha, ainda atenda as necessidades de treinamento e preparo e algumas pessoas já estão prontas para isso e outras nunca servirão para tais funções porque nunca atenderão a essas máximas da vida, que são elementares, mas que elas desprezam ou ignoram, ou não valorizam e isso já é um indício de desclassificação. A primeira característica citada por Jetro, para serem escolhidas por Moisés era “homens capazes.” Capacidade, se refere a habilidade. Certas pessoas têm habilidades para desenvolverem com o treinamento ou os parâmetros indicados. Eles simplesmente incorporam as novas práticas e as assimilam com muita naturalidade. É o que se chama no mundo dos investimentos financeiros de “Skin in the game;” que significa na prática, “arriscar a própria pele,” ou simplesmente “vestir a camisa.” Montar uma equipe de liderança com pessoas que não estão dispostas a “vestir a camisa ou arriscar a própria pele,” em sentido figurado é “dar um tiro no próprio pé!” ou seja, você vai se dar mal e o projeto não irá muito longe, porque nos momentos mais difíceis, essas pessoas simplesmente desembarcam. No meio do povo de Deus, sempre haverá pessoas dispostas a serem fiéis pelos motivos certos e eles pagarão preço para verem o reino de Deus acontecer. Quem escolhe auxiliares e líderes para privilegiar pessoas, mantê-las ocupadas ou por serem leais a ela por outros motivos, que não sejam os motivos espirituais e morais certos, terão problemas. Nem toda pessoas bem sucedida nos negócios ou profissão, necessariamente o será em funções do reino de Deus, cujos critérios são espirituais e as bases são bíblicas. Lembrem-se: “Quem nasce para lagartixa, nunca chegarão a jacaré!”
Pai, agradecemos por estabelecer princípios que norteiam a escolha de pessoas para servirem no teu Reino. O Reino é teu e também o poder e a glória, para todo o sempre, sendo assim, violar a tua Palavra e utilizar a nossa forma de fazer as coisas, pode ser temerária e conduzir ao fracasso. Pedimos graça, sabedoria e coragem moral para tomarmos as decisões certas, com as pessoas certas, em nome de Jesus, amém.
Pr Jason