Meditação do dia: 14/05/2023
“Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.” (Ex 18.22)
Instancias Permanentes – A civilização de tempos mais recentes perdeu muito com o advento da industrialização e produção em massa de bens e produtos de consumo. No começo a idéia era produzir bem duráveis e fazer as manutenções e com o tempo isso foi sendo levado à escalas de linhas de produção com foco em quantidade, menor custo e pouca manutenção, de forma que hoje é mais prático e econômico trocar o produto por um novo do que fazer uma reparação ou manutenção. O grande problema é que o conceito entrou para as demais instancias da vida, de forma que nada mais é permanente. Até já está valendo a máxima de que as únicas coisas permanentes na vida são as mudanças. Tudo é muito acelerado e tudo fica obsoleto muito pouco tempo. Alguém que entra esse ano num curso na universidade, antes dele formar, os alunos iniciantes já não estudam mais o mesmo que ele quando entrou. Por isso também a grande leva de críticas e a grande rejeição por coisas que tem valores e durabilidade longevas e eternas, como a fé, a Palavra de Deus, o conceito de um Deus único, soberano, imutável e com todos os atributos morais e naturais como cremos em nossa fé. Hoje tudo é para ser relativo, porque amanhã já poderá ser outra coisa. A dica dada por Jetro a Moisés e confirmada por Deus e assim implantado em Israel lá no deserto e perpetuada na Palavra de Deus, é que aquelas instancias de governo e liderança, seriam instancias permanentes: “Para que julguem este povo em todo o tempo…” vamos relembrar verdades que já sabemos e precisamos manter bem em frente aos nossos olhos e frescos em nossa memória: “Eu sei que tudo quanto Deus faz durará eternamente; nada se lhe deve acrescentar, e nada se lhe deve tirar; e isto faz Deus para que haja temor diante dele” (Ec 3.14). Jesus foi na mesma direção dos demais escritores sagrados: “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido” (Mt 5.17,18). Na mentalidade dos hebreus dos tempos de Jesus que ouviram esses ensinamentos, os céus e a terra são eternos, nunca desaparecerão; então eles entenderam que a verdade de Deus ainda permaneceria valendo mesmo que céus e terra passassem. Sabemos o quando insegurança jurídica é nocivo e prejudicial ao país, temos sofrido com isso no Brasil, onde nem o passado é verdadeiramente permanente. Mas somos cristãos, adoradores de Deus, o Senhor, Criador de todas as coisas e pautamos a nossa vida e a nossa cosmovisão pelos critérios divinos encontrados em sua Palavra. Nossos dons e ministérios também seguem por esses mesmos caminhos e nosso compromisso de viver e servir a Deus, são compromissos para toda a vida e quando falamos toda a vida, queremos dizer a vida toda, para sempre e eternamente. Amém e amém.
Deus de graça e misericórdia, graças te rendemos por tua fidelidade e pela eternidade que colocaste em nossos corações através da vida eterna alcançada em Cristo Jesus. Somos teus e aqui estamos para servir e engrandecer, de geração em geração para sempre e eternamente segundo as verdades da tua Palavra. Em nome de Jesus, amém.
Pr Jason