Meditação do dia: 15/05/2023
“Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.” (Ex 18.22)
Negócios Graves e Pequenos – Existe a vida ideal e a vida real; por mais que gostemos da fantasia e das utopias, ainda assim vivemos na vida real com a sua dura realidade. O trabalho, o transito, o estresse, as dores, as filas e os incômodos que fazem da rotina um constante tão real que quando por alguma razão eles não estão presentes, sentimos falta. Se alguém pega o ônibus lotado toda manhã e um dia ao chegar no ponto, não tem quase ninguém e o veículo chega no horário e vazio, a pessoa desconfia e se põe a perguntar se há uma greve, houve algum feriado e ele não soube? Se vamos a um local preparados para enfrentar uma longa fila e ao chegar lá a tal fila não existe e o atendimento está rápido e ágil, ficamos até incomodados. Quando vamos lidar com nosso grupo mais aproximado, a igreja onde congregamos, gostaríamos de pensar que ali deveria ser o ambiente de verdadeira paz e tranquilidade, onde tudo fluiria sem entreveros, afinal é o povo de Deus, vivendo sob a graça e tudo é feito em oração, consagração e pessoas espirituais e amadurecidas lideram os processos e facilitam o andamento, não teria espaço para crises e confrontos. Um dia, chegaremos lá! Estamos trabalhando para produzir o crescimento e o fortalecimento do Reino de Deus, do qual somos herdeiros e construtores. Jetro apareceu numa hora bendita na vida de Moisés ali naquele deserto. Seu sábio conselho foi uma bênção dos céus, para tirar dos ombros de Moisés um verdadeiro fardo, que ele próprio pusera sobre si e não saberia como se livrar dele posteriormente. Foi então que Deus agiu por meio de seu sogro e abriu-lhe as portas para compreender que existem mais sabedoria e consenso onde há mais conselheiros. Problemas pequenos se não forem enfrentados e resolvidos, eles crescem e se tornam mais difíceis e resistentes. Problemas grandes e graves, são como infecções, se não forem tratados com a medicação certa, na hora certa e na dose certa, pode degenerar e exigir medidas extremas e causar males irreparáveis para sempre. Moisés teria que se valer de seus conhecimentos e da fé na capacidade de outras pessoas servirem lhe auxiliando em questões menores e filtrando os problemas, para que ele se envolvesse apenas com aquilo que seria de grandes dificuldades e de soluções mais complexas. Aprender a confiar em pessoas para auxiliar é uma necessidade dos líderes e de quem está em posição de autoridade. Não acumule problemas, acumule soluções!
Graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo, a quem pertence a honra e a glória, o poder e o reino para sempre e sempre amém.
Pr Jason