Alívio Pessoal

Meditação do dia: 16/05/2023

“Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.” (Ex 18.22)

Alívio Pessoal – A grande verdade sobre as coisas que tornam algumas pessoas bem sucedidas e outras naufragam ao longo da jornada, simplesmente vivem se arrastando pela vida em lastimável condição, está em como elas administram suas próprias vidas. De todas as pessoas que existem nesse mundo, a única sobre a qual eu tenho poder de comandar, determinar, proibir e fazer mudar de posição sou eu mesmo. Quem não admite isso, vive a lutar tentando modificar as pessoas ao redor de si e frustradas porque não dá certo. Temos nas Escrituras alguns exemplos de boa administração de pessoas que souberam aplicar a disciplina sobre seus impulsos e colheram os frutos de suas escolhas e em grandes proporções. Veja o teste que José passou lá no Egito, na condição de escravo, mas agiu como alguém com autoridade sobre si: “Ninguém há maior do que eu nesta casa, e nenhuma coisa me vedou, senão a ti, porquanto tu és sua mulher; como pois faria eu tamanha maldade, e pecaria contra Deus?” (Gn 39.9). O fato de ser a maior autoridade ali, não lhe conferia o direito de desrespeitar quem lhe delegara tal autoridade e muito menos pecar contra Deus, que seria um valor íntimo e pessoal de sua fé, que inclusive não valia nada aos olhos de todos ali, exceto para ele mesmo. Neemias é um líder que todos tiramos o chapéu para ele; quando as coisas ficaram difíceis e armações foram feitas, ele soube se portar com autodisciplina e fé. “Porém eu disse: Um homem como eu fugiria? E quem há, como eu, que entre no templo para que viva? De maneira nenhuma entrarei” (Ne 6.11). Que tipo de homem fugiria? Que tipo de homem era Neemias para não fugir e se esconder em um lugar sagrado? Que tipo de pessoa você é na hora da crise? Outra situação bíblica que aprecio muito e valorizo, porque foi dita por alguém com autoridade e para pessoas que precisam demonstrar atitude de liderança em momentos críticos. “Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue” (At 20.28). Antes de cuidar do povo que sob suas responsabilidades, os líderes precisam olhar por si mesmos, porque foram colocados ali pelo Espírito Santo de Deus, para zelar e proteger os mais vulneráveis e o exemplo é o melhor método de ensino que existe. Jetro afirmou a Moisés que com aquelas medidas ele se sentiria aliviado em condições de realizar o seu trabalho. Isso é um alvo a ser perseguido, alcançado, acolhido e mantido em nossas vidas, qualquer que seja o nível de nossa liderança ou influencia.

Ao único que é digno de todo o louvor, seja a nossa devoção e nossa confiança para podermos andar em fé e servir com dedicação. Te adoramos Pai, Filho e Espírito Santo, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário