Fazer O Que Deus Mandar

Meditação do dia: 18/05/2023

“Se isto fizeres, e Deus to mandar, poderás então subsistir; assim também todo este povo em paz irá ao seu lugar.” (Ex 18.23)

Fazer o Que Deus Mandar – A maturidade espiritual de uma pessoa experiente na vida, é algo por demais preciosa; quem tiver por perto um ancião ou anciã cheios da graça de Deus e sabedoria espiritual, alinhados a uma vida proba e disponível a servir, deve aproveitar ao máximo dessas fontes de conhecimento. Jetro veio à Moisés com a missão familiar de lhe entregar sua esposa e filhos que ficaram com ele em Midiã, enquanto Moisés batalha para libertar os filhos de Israel das garras da tirania de Faraó no Egito. Agora, além da família reunida, não só Moisés, mas todo o Israel e por extensão todos nós ganhamos a companhia de um conselheiro de tamanha grandeza, que até hoje estamos bebendo dessa fonte e ela se parece inesgotável, embora tudo tenha sido escrito em tão poucas palavras, nesse texto da Bíblia que estamos meditando nesses dias. Jetro não se fez de sábio, ou de quem tem a visão e que deve ser seguido e obedecido, senão vocês vão perder. Ele se colocou à disposição para aconselhar ao genro e condicionou seus conselhos ao crivo da sabedoria e experiencia de Moisés e ainda mais, para que ele consultasse a Deus, para validar ou não aquelas instruções. Ele estava certo de que o modelo administrativo sugerido, seria no mínimo uma melhor opção ao que estava sendo praticado e que poderia produzir um alívio ao líder e ainda fomentar a criação de mais líderes que cresceria e iriam servir por boas razões. Por outro lado, ela vira que o Deus de Israel era poderoso, sábio e tinha planos e propósitos tão bons, que até ali eles prevaleceram contra todas as adversidades e sem o seu conselho; então poderia ser que haveria outras alternativas, providas por Deus, que ainda não estavam reveladas e ou que Moisés poderia até ter uma boa explicação que justificasse o que fazia naquele momento. De qualquer forma, a atitude de Jetro revela o seu caráter e a grandeza de sua generosidade, ao alinhar alta espiritualidade à sabedoria administrativa e sensatez suficiente para respeitar a liderança e autoridade de outras pessoas. Um belo exemplo. “Com os idosos está a sabedoria, e na longevidade o entendimento” (Jó 12.12).

Senhor, agradecemos pela vida dos anciãos cheios de graça e sabedoria que colocam-se à disposição para abençoar os mais novos e que ainda estão inexperientes nas questões mais complexas da vida. Que o temor do Senhor nos conduz nesses caminhos, para um dia também possamos ser bênçãos na vida de outras pessoas. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s