Misericórdia

Meditação do dia: 21/09/2026

“Tem misericórdia de mim, ó Deus, tem misericórdia, pois em ti a minha alma se refugia; à sombra das tuas asas me abrigo, até que passem as calamidades.” (Sl 57.1)

Misericórdia – Na literatura bíblica, o apelo à misericórdia divina é muito comum e não é sem razão; isso parte da consciência e do reconhecimento de quem a pessoa realmente é do que ela precisa. Gostaria de me fazer entendido, para que não se cultive um sentimento errado sobre a condição humana diante de Deus; pois o reconhecimento de quem eu realmente sou, no sentido de falível, imperfeito, pecador e frágil, não é menosprezo ou uma acusação ao caráter de Deus, de ser tão bom, grande e generoso e fazer-nos em tal condição. Não, não! Nem é correto dizer que somos o que somos por causa do pecado cometido; imagino que uma boa palavra seria: estamos na condição que estamos, devido ao pecado e suas consequências. Toda a teologia e cosmovisão hebraica antiga, da qual herdamos nossa fé e teologia, revela Deus como grande, poderoso e bom e tudo o que ele fez e faz tem esses traços; eles não abriam mão da revelação bíblica. “³Então Deus disse: Haja luz! E houve luz. ⁴E Deus viu que a luz era boa e fez separação entre a luz e as trevas. ⁵Deus chamou à luz “dia” e chamou às trevas “noite”. Houve tarde e manhã, o primeiro dia. ³¹Deus viu tudo o que havia feito, e eis que era muito bom. Houve tarde e manhã, o sexto dia (Gn 1.3-5). Tudo o que Deus foi criando e organizando foi bom desde o primeiro dia e assim segue até o final da criação. A criação é boa, apenas foi contaminada pela desobediência humana e o decurso da história registra a degradação crescente e seus ciclos de tentativas de restauração. Mas isso só será possível de verdade pela redenção que há em Cristo. “¹⁹A ardente expectativa da criação aguarda a revelação dos filhos de Deus. ²⁰Pois a criação está sujeita à vaidade, não por sua própria vontade, mas por causa daquele que a sujeitou, ²¹na esperança de que a própria criação será libertada do cativeiro da corrupção, para a liberdade da glória dos filhos de Deus. ²²Porque sabemos que toda a criação a um só tempo geme e suporta angústias até agora. ²³E não somente ela, mas também nós, que temos as primícias do Espírito, igualmente gememos em nosso íntimo, aguardando a adoção de filhos, a redenção do nosso corpo” (Rm 8.19-23). Somos muito especiais por sermos obras das mãos do Criador. Somos carentes e necessitados de misericórdia e graça desse mesmo Deus Criador, pelo investimento alto e completo que ele fez para nos comprar e restaurar de volta à sua propriedade, estado e direito, acrescido da filiação legítima.

Senhor, não merecemos as suas muitas graças oferecidas e muito menos temos como recompensar a ti ou devolver a cada um dos favores e bênçãos recebidas. Mas reconhecemos quem somos, a quem pertencemos e como é maravilhoso ser alcançado pela salvação que há em Cristo Jesus, pela fé no seu sacrifício e obra redentora. Te amamos por quem o Senhor é e agradecidos pela misericórdia alcançada a cada dia. Oramos com louvor, adoração e gratidão, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Deixe um comentário