O Serviço de Cada Um

Meditação do dia: 05/10/2023

“Ele disse aos anciãos: Esperem aqui até que voltemos para junto de vocês. Eis que Arão e Hur ficam com vocês; quem tiver alguma questão deve se dirigir a eles.” (Ex 24.14)

O Serviço de Cada Um – Quando pensamos na obra de Deus a ser realizada por nós, como partes da Igreja, percebemos que muitas pessoas não se sentem participantes de qualquer coisa. Alguns se sentem chamados para algo e só quer se envolver com aquilo e outros estão dispostos a servir, desde que isso não interfira nas suas conveniências. Na verdade, há trabalho para todos, há espaços para todos servirem e ninguém é inútil ou inadequado para servir. Cada pessoa foi criada por Deus com determinadas habilidades e competências, que servem para realização pessoal, na sua vida privada, de onde ela pode levantar o seu sustento, pode prosperar e abençoar de múltiplas formas a sociedade ao seu redor, como também universalmente. Quantos inventos e criações que hoje são utilidades que facilitam a vida de tantas pessoas. As comunicações, as transmissões de dados, a facilidade das movimentações financeiras, lazer e diversão, saúde e tecnologias com as mais variadas funcionalidades estão disponíveis ao alcance de quase todos e em todos os cantos do mundo. Quantas dessas coisas podem estar a serviço do Reino de Deus e com excelentes resultados? Pensando naquela situação, onde Moisés tinha que voltar a subir o Monte Sinai, agora na companhia de Josué, ele delegou a Arão, o Sumo Sacerdote, e a Hur, segundo a tradição, era o cunhado, marido de Miriã; que estivessem disponíveis aos anciãos e ao povo para que as questões que surgissem, fossem resolvidas e mantivessem o povo motivado, alegres e disponíveis para servirem a Deus como haviam se comprometido com a obediência às verdades já reveladas. Refletindo sobre os fatos, para nossa aprendizagem: Há o papel de Moisés na liderança principal – lá, era ele, aqui,  hoje, pode ser você, eu, ou outra pessoa levantada por Deus. Havia Josué, o auxiliar confiável e serviçal disponível, humilde e sempre presente. Lá era Josué – hoje, pode ser eu, você ou alguém que está ao nosso redor, por perto e disponível. Há o lugar para Arão, para Hur, para os anciãos, que eram setenta; ainda há muitas outras posições e funções a serem preenchidas, e em muitas dessas situações, isso permanecerá anônima e será pouco notada ou levada em consideração. Estamos disponíveis a servir sem que isso traga visibilidade, reconhecimento, aplausos, elogios e algum tipo de dividendo? Qual é a minha causa, pela qual estou disponível a dar tudo, tudo mesmo, pois acredito nela? Dizem que “se não houver uma causa pela qual valha a pena morrer, provavelmente, não vale a pena viver!”

Deus de amor, de graça e bondade, te louvamos e engrandecemos o nome, disponíveis para servir e abençoar as pessoas e as vidas ao nosso redor. Buscamos discernimento para entender a nossa missão, a nossa parte da tarefa e queremos muito cumprir o proposito para o qual fomos criados e alcançados pela redenção em Cristo Jesus. Te adoramos, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, amém.

Pr Jason

Os Preparativos

Meditação do dia: 03/10/2023

“Moisés se aprontou, juntamente com Josué, seu auxiliar, e subiu o monte de Deus.” (Ex 24.13)

Os Preparativos – O Exército brasileiro tem como um de seus lemas: “Missão dada, missão cumprida.” Além de ser um slogan pomposo, tem embutido em si um sentido de propósito e de missão. Denota-se que quem faz parte dele não admite fracasso. Para manter isso em alta conta, as tropas precisam serem treinadas à exaustão; repetições e mais repetições até atingirem a quase perfeição. Isso pode ser adaptado para a vida do dia a dia em termos de disciplina e aplicação para estar sempre prontos, alertas, motivados e encarar cada obstáculo como um desafio a ser superado. Todos os cristãos trazem dentro de si as marcas da sua fé e todos os significados daquilo que acredita ser o plano e o propósito de Deus para ele. Sou criado por Deus, à sua imagem e semelhança e não tem filosofia, ideologia, ciência ou pressão social que mude isso, porque não se trata apenas de algo intelectual que alguém incutiu em mim; isto está no meu espírito, no meu íntimo e sei que Deus me criou, me ama, investiu alto para me resgatar e sacrificou o próprio o filho, para me dar a vida eterna. O Evangelho nos leva a crer que se apenas um pecador tivesse crido no sacrifício de Cristo, para Deus já teria valido a pena. “⁷Digo a vocês que, assim, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento. ¹⁰Eu afirmo a vocês que a mesma alegria existe diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende” (Lc 15.7,10). Nossa vida foi alcançada por essa alto preço pago por Deus, certamente porque ele considera que ela vale isso e também porque ele tem propósitos maiores para nós, do que conseguimos imaginar, mas podemos acreditar e trabalhar para assumir o nosso papel e sermos protagonistas da história que Deus está escrevendo através da nossa vida. Um dos sentidos de estarmos aqui na terra e neste mundo nessa época da vida, é para realizarmos a nossa parte da tarefa e consciente disso, precisamos estar prontos. Moisés recebeu um chamado para liderar a libertação de Israel e conduzi-los até a Terra Prometida. Ele foi preparado por Deus ao longo de sua vida, mesmo quando ele não estava consciente disso e quando chegou a hora e se tornou consciente, assumir a sua missão. Agora o encontramos acampado no deserto do Sinai, recebendo revelações, instruções, mandamentos, leis e preparando o povo para se tornarem uma nação, poderosa, organizada, eficiente e comprometida com o propósito original, para a qual ela fora criada nos planos de Deus, desde os dias de Abraão. Depois de estar na presença de Deus com Arão, os sobrinhos e setenta anciãos, agora era para ser uma jornada mais intimista, entre ele e Deus; Josué iria acompanha-lo até certo ponto do monte e depois era com ele. É interessante a descrição de que “Moisés se aprontou, juntamente com Josué, seu auxiliar…” Cada um precisa fazer o seu aprontamento, seu preparo. Moisés tinha sua missão e Josué tinha a sua, essa era a de auxiliar Moisés e qual das duas era mais importante? Cada um precisar ser fiel na parte que lhe cabe! Maior ou menor, pública ou privada, reclusa, nenhuma missão é insignificante, pois dela depende o sucesso da outra e juntas foram o todo. “Assim, pois, importa que todos nos considerem como ministros de Cristo e encarregados dos mistérios de Deus. Ora, além disso, o que se requer destes encarregados é que cada um deles seja encontrado fiel.” (1 Co 4.1,2). Se Deus te chamou para ser um “Josué,” não queira ser um “Moisés!” O contrário também é verdade. Mas qualquer que for o seu lugar, faça o apronto, esteja preparado.

Senhor, obrigado por chamar homens e mulheres para cumprirem missões, trabalhos e funções distintas, mas igualmente importantes para que o teu propósito eterno esteja em dia e à caminho do sucesso. Obrigado por nos convidar a participar do teu Reino. Graças, por nos dar os meios e os recursos para realizarmos as tarefas. Oramos sem nome de Jesus, amém.

Pr Jason

As Tábuas de Pedra

Meditação do dia: 03/10/2023

“Então o Senhor disse a Moisés: Suba para junto de mim, no monte, e fique lá; darei a você tábuas de pedra, a lei e os mandamentos que escrevi, para que você ensine o povo.” (Ex 24.11)

As Tábuas de Pedra – Uma das razões principais de Moisés ter sido convidado por Deus para subir o Monte Sinai e permanecer um tempo lá, na sua presença, era para receber uma revelação extensa, detalhada e pormenorizada da lei e dos mandamentos que ele deveria ensinar ao povo. Entre as principais coisas que aconteceria nesse período de tempo, estava receber as famosas “Tábuas da Lei;” é muito difícil precisar os valores contidos naqueles objetos. A priori, eram tábuas lavradas de pedra, quem sabe, dalí mesmo daquele monte; nada impede também que fossem de outro lugar; também não vem ao caso, como foram beneficiadas, se de maneira rústica, ou se era bem trabalhada, como nossas pedras de mármore ou granito e outras espécies, tão comumente utilizadas em decoração e fabricação de móveis, utensílios e revestimento em construção. O fato que as torna valiosas eram o conteúdo, ou seja, o que estava escrito, para que servisse de instrução para a vida espiritual daquele povo. Também o fato de ter sido escrita por Deus, entalhando as palavras, que formam o que conhecemos como “os dez mandamentos,” que são um resumo da lei moral de Deus. Era um grande privilégio receber diretamente das mãos divinas algo, que poderia ser levado e mostrado, guardado e servir a uma causa tão nobre. Por outro lado, agora, pensando com a cabeça de um ocidental, cristão da nova Aliança, e vivendo numa época tão distante dos fatos, isso nos permite ter uma visão diferenciada daquilo. Você pode imaginar o valor sacramental, místico e atrativo que aquelas tábuas teriam hoje, se estivessem preservadas em algum lugar? Que centro de peregrinação isso não provocaria! Mas elas tinham um propósito, com o qual Deus estava interessado e comprometido e isso é o que deve prender a nossa atenção. Como podemos aprender e guardar sua vontade, desfrutando da sua graça e bondade?

Senhor, agradecemos ter nos dado a sua Lei, e se revelado doador generoso, para que as pessoas pudessem te conhecer, por experimentarem a tua vontade revelada pelos teus mandamentos e cujo propósito era trazer vida de qualidade. Para sempre, a tua Palavra permanece, porque é tão eterna, verdadeira, santa e justa quando o Senhor é. Te agradecemos por ela. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Fique Lá

Meditação do dia: 02/10/2023

“Então o Senhor disse a Moisés: Suba para junto de mim, no monte, e fique lá; darei a você tábuas de pedra, a lei e os mandamentos que escrevi, para que você ensine o povo.” (Ex 24.11)

Fique Lá – Nos meus anos de seminário, no começo dos anos 80, tive a minha imersão na cultura americana, pois havia muitos deles na comunidade Betania, no Seminário onde estudava, lá no oeste do Paraná. Eles são muito metódicos, organizados e tem agenda para tudo com seus horários e tudo atualizado constantemente. Não raro isso chocava com a informalidade brasileira, esse sangue latino, que não se prende muito a formalidades, gostamos muito de deixar como está para ver como é que fica. Às vezes, brincávamos com alguns deles sobre tarefas passadas e trabalhos a serem feitos, eles nos diziam: “o que ser feito hoje, não deixe para amanhã!” Então nós replicávamos com uma versão brasileira: “O que tem que ser feito hoje, deixe para amanhã, talvez não precisará ser feito!” É claro que não funcionava, os gringos não davam moleza! Mas ainda hoje, vendo filmes, ou lendo livros traduzidos do inglês, percebe-se essa cultura de organização e agenda para todos os eventos, até a rotina do dia a dia em casa. Sou bastante adepto da filosofia de que “tudo que é demais, passa!” Não gosto de rigidez de estruturas, mas não aceito falta de uma estrutura básica, necessária para dar forma aos procedimentos. Ao olhar o texto bíblico onde começamos a meditar ontem e prosseguiremos hoje e talvez um pouco mais, devido a riqueza de oportunidade contida nele; Deus convidou Moisés para subir ao monte e ir para a sua presença, só que desta vez, para ficar lá. É aqui que quero chegar! Deus tinha muito a revelar a Moisés e até um material impresso, ou gravado em pedra, o que conhecemos como os dez mandamentos. Quando ele recebeu o convite, certamente lhe veio à mente: “Ficar lá?, por quanto tempo? O que farei nesse tempo?” hoje, eu sei que a comunhão e a interação com Deus é muito enriquecedora e prazerosa, de forma que ninguém deveria se preocupar com o fator tempo. É certo que Deus poderia condensar tudo numa revelação rápida e fazer tudo num dia. Mas o que entendemos da agenda de Deus? Que tipo de experiencia ele queria que Moisés experimentasse? Tem uma passagem da vida do profeta Elias, que me conecta a essa mesma situação e é muito interessante pensar nela. “² Então a palavra do Senhor veio a Elias, dizendo:³  Saia daqui, vá para o leste e esconda-se junto ao ribeiro de Querite, nas imediações do Jordão.⁴ Você beberá a água do ribeiro; e eu ordenei aos corvos que sustentem você naquele lugar.⁵ Elias foi e fez segundo a palavra do Senhor. Retirou-se e ficou morando junto ao ribeiro de Querite, nas imediações do Jordão” (1 Rs 17.2-5). Elias ficou retirado da civilização, morando nas imediações do Jordão, incomunicável, recebendo a visita dos entregadores de comida, duas vezes ao dia. Para muitos de nós, só de pensar em ficar isolado, sem comunicação, sem entretenimento, sem aparelhos e apetrechos, já é entediante. O que fazer ali? A agitação diária nos cansa, mas preferimos o barulho e o estresse da vida louca e corrida, à solidão e ao tempo oportuno para a meditação, contemplação, tempo de ouvir e refletir. Esse processo de desintoxicação mental e emocional precisa entrar em nossas vidas; cultivar isso como disciplina espiritual.

Senhor, obrigado, por nos guiar a toda a verdade e nos permitir caminha em direção à tua presença e lá permanecer. Queremos e precisamos nos desconectar do mundo e sua agitação para verdadeiramente ficar ligado a ti e à tua vontade, em nome de Jesus, agradecemos, amém.

Pr Jason

Suba Para Junto de Deus

Meditação do dia: 01/10/2023

“Então o Senhor disse a Moisés: Suba para junto de mim, no monte, e fique lá; darei a você tábuas de pedra, a lei e os mandamentos que escrevi, para que você ensine o povo.” (Ex 24.11)

Suba Para Junto de Deus – Uma das formas de meditação na Palavra de Deus é procurar através da leitura cuidadosa, identificar-se com os fatos, os locais e as experiencias originais do que está registrado. É fato que os eventos do Monte Sinai não se repetirão jamais; as tábuas da lei não serão reproduzidas e nem mesmo o evento místico de subir ao monte e esperar encontrar a Deus lá em cima. Geograficamente é muito complicado refazer os trajetos e espiritualmente não faz sentido, porque foram eventos únicos e para propósitos que já cumpriram o seu papel. As lições de aprendizagem sempre estarão disponíveis a cada um de nós, sempre que voltarmos a nossa atenção e intenção às verdades reveladas da Palavra de Deus. Valendo-nos dos escritos de Paulo: “Pois tudo o que no passado foi escrito, para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15.4). Quando meditamos, assumimos as posturas e posições das pessoas ali envolvidas, para aprendermos as lições que nos cabem. Nesse caso, vemos Moisés subindo à presença de Deus, primeiramente com o irmão Arão e os dois sobrinhos e setenta dos anciãos líderes do povo. Agora ele recebe um novo convite de Deus para subir e ficar na presença do Senhor. Literalmente, já vimos que não se aplica, mas espiritualmente, todos os filhos de Deus são chamados à comunhão e a viver na presença de Deus em estreita relação e desfrutar dessa  gloriosa oportunidade. Ali, foi uma oportunidade única, dada à Moisés na condição de líder do povo. Hoje, todos são convidados e o aceso é permitido e todos são bem-vindos, para experimentar da graça de Deus. “¹⁹ Portanto, meus irmãos, tendo ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus,²⁰ pelo novo e vivo caminho que ele nos abriu por meio do véu, isto é, pela sua carne,²¹ e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,²² aproximemo-nos com um coração sincero, em plena certeza de fé, tendo o coração purificado de má consciência e o corpo lavado com água pura” (Hb 10.19-22). Em várias situações e circunstancias nós estamos na condição de liderança e precisamos subir à presença de Deus e buscar revelações para transmitir ao povo aquilo que é de fato a sua vontade, o seu plano e propósito. Em outras tantas oportunidades, estamos na condição de liderados e precisamos auxiliar a líder principal e apoiá-lo na sua caminhada e servir de apoio junto à congregação. Em outras, quem sabe, somos parte da massa maior e precisar apoiar os líderes constituídos por Deus, que estão à nossa frente e já são mais experientes ou simplesmente estão em posição de autoridade. Para qualquer etapa e posição, Deus tem um projeto no qual nos encaixamos e devemos ser fiéis e fazer a nossa parte. Se somos o líder principal, o que faremos lá em cima? O que traremos para os nossos auxiliares? O que traremos ao povo?

Senhor, agradecemos a oportunidade de viver em tua presença, pela fé e pela graça revelada em Cristo Jesus. Não há merecimento de nossa parte; não somos dignos e nem temos nada a oferecer, senão a nossa disposição de servir, adorar e reconhecer que o Senhor é Deus, grande, tremendo, poderoso e cheio de graça e compaixão. Louvado seja o Senhor, e obrigado por nos acolher em tua presença santa. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Viram a Deus, Comeram e Beberam

Meditação do dia: 30/09/2023

“Deus não estendeu a mão contra os escolhidos dos filhos de Israel; eles viram Deus, comeram e beberam.” (Ex 24.11)

Viram a Deus, Comeram e Beberam – Concentrando a nossa atenção mais de perto nesse texto, que é continuidade do assunto, onde Moisés, Arão, os dois filhos de Arão e setenta anciãos subiram o Monte Sinai e avistaram algo semelhante a um estrado ou plataforma, o escritor chamou de pavimento, como se fosse de uma safira, brilhante como o céu em momento de claridade. Nosso texto inicia dizendo que Deus não estendeu a mão contra eles; isso fala da expectativa que aquelas pessoas alimentavam de que nenhum mortal pode ver ou se aproximar de Deus, que fatalmente morreria. Esse misto de reverencia com medo, prevalecia entre os povos, pois vemos outras passagens bíblicas onde o encontro com um anjo de Deus, já causava esse temor. Aqui, notamos a graça de Deus se manifestando de forma a contrariar a expectativa de pessoas, que de certa forma tinham algum conhecimento divino, ou experiencia de serviço na presença do Senhor; mas provavelmente, a exceção de Moisés, ninguém ali, jamais havia experimentado algo tão próximo a ponto de ser descrito como quem viu a Deus. Todos nós, da nova Aliança, estamos um tanto quanto mais familiarizado com a graça de Deus, mas ainda assim, há certa diferença entre o conceito teórico, teológico e a experiencia de encontro pessoal com a pessoa de Deus. Ali, não se tratava de um sonho, uma visão, ou uma manifestação espiritual, individual ou coletiva. Eles de fato estavam ali, fisicamente de corpo e alma, de carne e osso, no alto do monte e experimentando algo indescritível em palavras humanas. Como já citei em outras meditações, toda manifestação divina, tem um propósito, porquanto a revelação divina estava em andamento e muita coisa era necessário ser conhecido e algumas delas, é validada pela experiencia. Não falta curiosidade e especulações da mente humana, pois além de estarem ali, na presença de Deus, todos eles devem ter assimilado algo, pois foi para isso que foram acolhidos ali; a comunhão e a intimidade divina estendida a toda a comitiva aparece no banquete que todos participaram. Quem preparou tal banquete, para comerem e beberem ali na presença de Deus? Eles mesmos levaram e isso não fora descrito até então? Deus mesmo providenciou, de sua própria dispensa? Isso tem paralelos em outras passagens bíblicas? Sim, tem, afinal, Deus é o Criador de todas as coisas e ele pode todas as coisas. Ele providenciou água para Agar – “Então Deus lhe abriu os olhos, e ela viu um poço de água. E, indo até o poço, encheu o odre de água, e deu de beber ao menino” (Gn 21.19). Fez o mesmo por Sansão – “Então o Senhor fendeu a cavidade que estava em Leí, e dela saiu água. Sansão bebeu, recobrou alento e reviveu. Por isso aquele lugar se chama En-Hacoré até o dia de hoje” (Jz 15.19). Providenciou comida e bebida para Elias quando em fuga. “Deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro. E eis que um anjo tocou nele e lhe disse: Levante-se e coma. Elias olhou e viu, perto da sua cabeça, um pão assado sobre pedras em brasa e um jarro de água. Comeu, bebeu e tornou a dormir. O anjo do Senhor voltou, tocou nele e lhe disse: Levante-se e coma, porque a viagem será longa. Então Elias se levantou, comeu e bebeu. E, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus” (1 Rs 19.5-8). Aqui, especificamente, o anjo exigiu que ele repetisse a alimentação e bebesse e com a energia daquela comida, caminhou quarenta dias e noites ininterruptos, cerca de 800 km deserto  adentro até chegar no Sinai, onde Moisés e a turma estiveram. Pode imaginar uma comida que sustenta por todo esse tempo com a pessoa em movimento e em situação de alto desgaste? Voltando ao nosso tema, o próprio Maná que eles colhiam a cada manhã era algo milagroso. Não estamos aqui, citando casos de transformações poderosas, como o azeite e o trigo da viúva, com Elias; ou o milagre do azeite da viúva, com Eliseu. No Novo Testamento, temos as duas multiplicações dos pães realizadas por Jesus; mas tem aquela intrigante passagens após a ressurreição: “Ao saltarem em terra, viram ali umas brasas com peixe por cima; e também havia pão. Jesus disse a eles: Venham comer. Nenhum dos discípulos ousava perguntar: “Quem é você?” Porque sabiam que era o Senhor. Jesus veio, pegou o pão e deu a eles. Depois fez a mesma coisa com o peixe” (Jo 21.9,12,13). Comer juntos à mesa, tem sempre a conotação de comunhão e amizade, talvez seja por isso, que o símbolo da Nova Aliança, seja exatamente uma ceia. Ainda temos os convites de Jesus: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3.20). “Então o anjo me disse: Escreva: “Bem-aventurados aqueles que são chamados à ceia das bodas do Cordeiro.” E acrescentou: São estas as verdadeiras palavras de Deus” (Ap 19.9). Deus seja louvado e engrandecido pela sua graça maravilhosa e sua provisão abundante de comunhão e suprimentos para todos os seus filhos.

Senhor, agradecemos o privilégio de entrarmos na tua santa e bendita presença, através do sacrifício de Jesus Cristo, que nos abriu a porta da salvação e da comunhão o Eterno, o Todo Poderoso Deus de Israel. Somos gratos, felizes e abençoados por tudo que está disponível a nós. Oramos com gratidão em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Viram o Deus de Israel

Meditação do dia: 29/09/2023

“E viram o Deus de Israel, sob cujos pés havia como que uma pavimentação de pedra de safira, que se parecia com o céu na sua claridade.” (Ex 24.10)

Viram o Deus de Israel – Eu já ministrei na igreja sobre esse texto bíblico quando fiz uma série de mensagens sobre a glória de Deus. A manifestação da glória de Deus é algo transformador para qualquer cristão e adorador. Isso ensina sobre as razões porque em tantos textos das Escrituras Sagradas, se fala e Deus mesmo se mostra tão zeloso pela sua glória e as finalidades dele se manifestar aos homens. “Não a nós, Senhor, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade” (Sl 115.1). outra referencia tremenda e muito conhecida é dita pelo profeta Isaías: “Eu sou o Senhor:

  este é o meu nome. Não darei a mais ninguém a minha glória, nem a minha honra, às imagens de escultura” (Is 42.8). Quando se fala na manifestação da glória de Deus não se deixa de citar a clássica visão de Isaías: “E clamavam uns para os outros, dizendo:

  “Santo, santo, santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória” (Is 6.3). Para mim, uma citação sobre a glória de Deus que me faz muito bem foi feita por Jesus: “e não nos deixes cair em tentação; mas livra-nos do mal [pois teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém]!” (Mt 6.13). Falando especificamente sobre a experiencia daquelas pessoas que subiram ao monte com Moisés, foi algo muito marcante e certamente impactante. Sabemos que eles estiveram na presença do Senhor lá no alto do monte e presenciaram fatos difíceis de serem descritos em palavras. Seguindo a trilha do texto eles viram uma espécie de plataforma, acredito ser flutuante, grande, de safira, que é uma pedra preciosa, de cor muito intensa e cristalina; entre as mais conhecidas está a azul. Segundo a descrição do texto era mesmo azul, pois se parecia com o céu em momento de claridade. Uma pedra preciosa grande e trabalhada, é muito bonita, mas o texto descreve uma pavimentação, ou seja, um estrado, uma plataforma, mui provavelmente de uma pedra única. Se pode dar asas à imaginação e à criatividade, que ainda assim ficaremos muito aquém da realidade. Aquilo poderia estar oculto pela nuvem que cobrira o monte; poderia estar oculto apenas da visão dos humanos acampados ali em baixo; poderia estar numa dimensão espiritual, que eles acessaram? Todas essas possibilidades fazem sentido e ainda pode haver outras tantas, ou a única que de fato aconteceu. Não creio que seria edificante ficar especulando; mas acho que vale muito a busca por discernimento e mais ainda, valorizar a contemplação e a adoração a Deus.

Senhor, agradeço o privilegio de participar do conhecimento que as tuas manifestações trazem para nossas vidas. Reconhecemos que estamos limitados mas a nossa fé nos leva a aceitar aquilo que está revelado, como sendo algo que vai nos conduzir a experiencias maiores e mais profundas sobre os teus planos e propósitos para nossas vidas. Em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

Os Que Subiram o Monte

Meditação do dia: 28/09/2023

“Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e setenta dos anciãos de Israel subiram o monte.” (Ex 24.9)

Os Que Subiram o Monte – Escrever alguma coisa sobre esses textos que agora estamos passando, me trás muitas boas impressões de coisas que me são queridas. Amo a Palavra de Deus; amo como ela foi nos dada por Deus; amo como aquelas pessoas se doaram e se dedicaram para deixar para as futuras gerações algo tão significativo, profundo e espiritual. Amo como Deus se revelou, revela e como ele lida conosco e especialmente comigo, que sou devagar e em muitas coisas, custo para entender e pegar o fio da meada, mas ele é muito paciente e misericordioso. Obrigado Senhor, por ser o meu Deus! Por isso também amo escrever sobre o pouco que aprendi e vou aprendendo, no desafio diário de permitir que minha mente, meu coração e as demais faculdades sejam instrumentos do nas mãos dos Espírito Santo, para produzir algo que tem significação exatamente por ele estar no controle. Ao olhar assim, à primeira vista, que Moisés, Arão, Nadabe, Abiú e setenta anciãos, subiram o Monte Sinai, as cenas vão se montando e a familiaridade com algumas coisas nossas, torna aquilo tão rico e significativo. Dois irmãos octagenários, mas muito fortes e bem de saúde e condições físicas o suficiente para escalar um monte, acompanhado no caso de Arão, de dois dos seus filhos, para Moisés, dois sobrinhos e para eles, o pai e o tio famoso e chegado de Deus. Os quatro, na companhia de outros setenta anciãos, líderes, homens de respeito e autoridade. Convidados por Moisés a mando de Deus para irem a um lugar que eles certamente almejavam conhecer; talvez não pela geografia ou topografia em si, mas pela espiritualidade e experiencia inédita que poderia estar aguardando à cada nova passada. A nuvem da glória e da presença de Deus estava ali e antes eles não tiveram permissão de se aproximarem, mas agora isso lhes estava sendo permitido. Acho que isso é adrenalina pura! O primeiro texto bíblico que me veio à mente, foi de um salmo: “Quem subirá ao monte do Senhor? Quem há de permanecer no seu santo lugar?” (Sl 24.3). Alegoricamente, subir é sempre bom, positivo, tem a idéia de crescer, ascender, galgar novas posições, ter uma visão mais ampla e superação dos níveis mais fáceis e comuns. Subir então, para mais perto de Deus, é desafiante, porque está caminhando para o sobrenatural e de antemão se sabe que ali não controlamos, não governamos, não temos influencia e estaremos à mercê de forças fora de nossas capacidades; só dará para experimentar pela fé. Ao subir para a presença de Deus, podemos abrir mão de nossas próprias expectativas, porque elas são baseadas em nossas possibilidades, isso pode ser frustrante para nós, porque nossas emoções e razões não são apropriadas para agirem numa dimensão totalmente espiritual. A melhor palavra é uma rendição total e incondicional, deixando Deus ser Deus em nossa vida e controlar tudo, mas tudo mesmo. Mas acredite, é mais fácil falar e escrever isso do que praticar; mas precisamos praticar a presença de Deus! “Aquietem-se e saibam que eu sou Deus; sou exaltado entre as nações, sou exaltado na terra” (Sl 46.10).

Senhor, meu Deus e Pai, obrigado por nos acolher em tua família e por se revelar a nós através da criação, da tua Palavra e do Senhor Jesus, a Palavra encarnada; o Verbo que se fez carne. Queremos subir para mais perto de ti a cada dia, te conhecer e experimentar mais do sobrenatural, mais da tua presença, mais de ti mesmo, Senhor! Agradecemos por tudo que já alcançamos e vamos prosseguir para o alvo que está à nossa frente, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

O Sangue da Aliança

Meditação do dia: 27/09/2023

“Então Moisés pegou aquele sangue, e o aspergiu sobre o povo, e disse: Eis aqui o sangue da aliança que o Senhor fez com vocês de acordo com todas estas palavras.” (Ex 24.8)

O Sangue da Aliança – Deus estava estabelecendo uma aliança com Israel como seu povo. Essa aliança estava sendo selada entre as partes e o sangue que fora colhido dos sacrifícios e parte dele fora queimado no altar e a outra parte está aqui, sendo aspergido sobre o povo; o povo da aliança, estava coberto simbolicamente por aquele sangue, que lhes garantia o direito de viverem em aliança com Deus. Observe a expressão utilizada por Moisés: “Eis aqui o sangue da aliança…” Isto é o que nós conhecemos como a “Antiga Aliança, Velha Aliança, Velho Testamento, Antigo Pacto. Agora veja a expressão utilizada por Jesus: “A seguir, Jesus pegou um cálice e, tendo dado graças, o deu aos seus discípulos, dizendo: Bebam todos dele; porque isto é o meu sangue, o sangue da aliança, derramado em favor de muitos, para remissão de pecados.” (Mt 26.27,28 NAA). Na versão Atualizada (ARA) vem grafado da seguinte forma: “o sangue da [nova] aliança.” Na versão Corrigida (ACF) está assim: “o sangue do novo testamento.” Moisés celebrou a antiga aliança entre Deus e Israel aspergindo ou respingando sobre as pessoas o sangue de animais sacrificados; Cristo celebrou a nova aliança com os seus discípulos, bebendo eles do cálice de vinho que Cristo lhes entregou, afirmando que aquilo era o seu sangue seria derramado por todos eles. Para ser beneficiário da aliança antiga, a pessoa deveria adotar as práticas da lei de Moisés dadas a Israel. Para ser beneficiário da nova aliança, a pessoa precisa receber a pessoa e o sacrifício de Cristo em seu favor, ao celebrar a Ceia do Senhor, os cristãos reafirmam a participação nessa aliança. O escritor aos Hebreus mostra a clareza entre as duas alianças e o valor do sacrifício de Jesus Cristo. “²⁴ Porque Cristo não entrou em santuário feito por mãos humanas, figura do verdadeiro Santuário, porém no próprio céu, para comparecer, agora, por nós, diante de Deus.²⁵ Ele não entrou para oferecer a si mesmo muitas vezes, como o sumo sacerdote entra todos os anos no Santo dos Santos com sangue alheio.²⁶ Se fosse assim, ele precisaria ter sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo; agora, porém, ao chegar o fim dos tempos, ele se manifestou uma vez por todas, para aniquilar o pecado por meio do sacrifício de si mesmo” (Hb 9.24-26). Uma sugestão edificante, leia hoje mesmo o capítulo 9 de Hebreus, com um olhar baseado no que leu nessa meditação. Tenha um devocional de qualidade e à partir de hoje desfrute do significado memorial da Ceia do Senhor e quando for participar, volte-se para isso.

Senhor, obrigado pelo sangue de Jesus que foi derramado lá na cruz, por causa dos meus pecados; mas também por causa do teu amor por mim e pelo alto preço que o foi pago pela minha redenção. Eu creio e aceito esse sacrifício em meu benefício e acolho em fé, como sendo o meio eficaz de purificar-me dos meus pecados e me permitir viver uma nova vida, em aliança com o Deus eterno, Todo-Poderoso, que fez tudo por minha salvação e libertação, na pessoa de seu filho Jesus. Te louvo e adoro, de todo o meu coração e entrego a minha vida, para ser totalmente sua, por toda a minha existência, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason

O Livro da Aliança

Meditação do dia: 26/09/2023

“Depois pegou o livro da aliança e o leu para o povo. E eles disseram: Tudo o que o Senhor falou nós faremos e obedeceremos.” (Ex 24.6)

O Livro da Aliança – Até aqui, na história do povo de Deus, as alianças foram celebradas e confirmadas com outras gerações, com alguns sinais ou símbolos que validariam a permanência na sua validade. Com Abraão, o símbolo foi a circuncisão: “⁷ Estabelecerei uma aliança entre mim e você e a sua descendência no decurso das suas gerações, aliança perpétua, para ser o seu Deus e o Deus da sua descendência.⁸ Darei a você e à sua descendência a terra onde agora você é estrangeiro, toda a terra de Canaã, como propriedade perpétua, e serei o Deus deles.⁹ Deus disse ainda a Abraão: Guarde a minha aliança, você e a sua descendência no decurso das suas gerações.¹⁰ Esta é a aliança que vocês guardarão entre mim e vocês e a sua descendência: todos do sexo masculino que estão no meio de vocês deverão ser circuncidados.¹¹ Vocês devem circuncidar a carne do prepúcio e isso servirá como sinal de aliança entre mim e vocês.¹² O menino que tem oito dias será circuncidado entre vocês. Todos do sexo masculino nas suas gerações devem ser circuncidados, também o escravo nascido em casa e o comprado de qualquer estrangeiro, que não for da sua linhagem” (Gn 17.7-12). A aliança incluía a bênção de prosperar em descendentes, possuir a Terra de Canaã toda, posse perpétua; serem povo exclusivo de Deus; guardarem essa aliança no decurso das gerações; todo descendente ou adquirido masculino seria circuncidado. Tudo isso Abraão praticou e ensinou aos seus descendentes, Ismael e Isaque, que ensinou a Esaú e Jacó, que ensinou aos doze filhos que se tornaram as doze tribos de Israel. Agora Deus estava celebrando uma aliança com a nação de Israel; até aqui, os descendentes de Israel viviam sob as bases da aliança com a família, que fora sendo ratificada geração após geração. Ao saírem do Egito, eles foram organizados e o processo de se tornarem uma nação estava sendo levado a efeito e Moisés estava escrevendo esses estatutos, o que regulamentaria todos os procedimentos. Pela primeira vez essa aliança ganhava uma versão escrita, o que facilitaria a transmissão. Moisés leu os termos de tal aliança e eles teriam que validar confirmando se aceitariam ou não e na verdade eles confirmaram, prometendo acatar, acolher, obedecer e praticar tudo o que ali estava registrado. Os anciãos, representado todas as pessoas, empenharam a palavra e seriam eles também os responsáveis por ensinar e fazer acontecer o cumprimento da aliança. Agora eles deixavam de ser um agrupamento de pessoas, para ganharem uma identidade e se tornarem uma nação, com um propósito e um destino.

Senhor, agradecemos as verdades reveladas na tua Palavra, porque elas estabelecem a tua vontade para as nossas vidas. Somos adoradores, servos e filhos, dentro de uma aliança que garante a nossa segurança e a participação nas tuas promessas. Agradecemos por tudo isso e por tudo que ela significa, em nome de Jesus, amém.

Pr Jason